Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: TRE-PE lança campanha pela sustentabilidade nas eleições

Eleitores serão incentivado da fiscalizar e exigir práticas sustentáveis dos candidatos

TRE-PE - Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia neste sábado (14) a campanha “Eleição Consciente, Futuro Sustentável”, promovida pela Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS). O objetivo é conscientizar candidatos, partidos e coligações sobre a importância de uma campanha eleitoral responsável do ponto de vista ambiental. A iniciativa também envolve os eleitores, que são incentivados a fiscalizar e exigir práticas sustentáveis dos candidatos.

A campanha visa reduzir o impacto ambiental causado pela distribuição excessiva de materiais eleitorais, como santinhos, adesivos e panfletos. Esses itens, quando descartados de maneira inadequada, podem obstruir bueiros, contribuir para enchentes e poluir rios e mares.

Mariana Dardenne, assessora-chefe da AGS, explica que a proposta é promover o uso de materiais de campanha sustentáveis e reutilizáveis. Além disso, ao fim do período eleitoral, os materiais restantes deverão ser enviados para reciclagem.

“A título de sugestão, o TRE-PE vai disponibilizar uma lista no site com nomes de diversas entidades que trabalham com materiais recicláveis para que os partidos e coligações possam destinar de forma correta todo o material de campanha que será descartado. Caso existam outras organizações fora da lista que recebam, o partido pode destinar para essas também”, explicou.

Os materiais de campanha que podem ser reciclados incluem panfletos, lonas, adesivos não utilizados, bandeiras com haste de madeira e faixas. É recomendável que candidatos e representantes de partidos entrem em contato com as entidades de reciclagem para confirmar quais materiais são aceitos.

Acesse aqui a lista completa das cooperativas, associações e empresas de coleta de recicláveis.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Rosario Murillo, a toda-poderosa "copresidente" da Nicarágua
Nicarágua

Rosario Murillo, a toda-poderosa "copresidente" da Nicarágua

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Newsletter