Logo Folha de Pernambuco

Eleições 2024: TRE-PE realiza preparação das urnas 

Mais de 23 mil equipamentos serão utilizados no primeiro turno em Pernambuco 

TRE-PE iniciou preparação das urnas em 18 polos no Estado de Pernambuco - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As urnas eletrônicas começaram a ser preparadas nesta segunda-feira (23) para o primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou o processo nos 18 polos de preparação das urnas no Estado. 

O processo foi iniciado Centro Administrativo Eleitoral, na Zona Oeste do Recife, às 8h. O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, acompanhou a cerimônia que foi aberta para a participação de instituições e partidos.

"A gente inicia hoje a preparação das urnas, que é realmente tirar as urnas, colocar na bancada e colocar todos os dados de eleitores e de candidatos, o software da urna, preparar e lacrar. Aqui a gente está fazendo um teste. Por exemplo, se alguma urna apresentar defeito, a gente já exclui e vai para manutenção. Neste momento a gente já está preparando as urnas que vão efetivamente para os seus locais de votação", explicou o secretário de Tecnologia e Comunicação do TRE-PE, George Maciel. 

Na ação, as urnas recebem as mídias com as informações dos candidatos e dos eleitores de cada sessão. Tendo finalizada geração das mídias primeiro, a 7ª Zona Eleitoral também foi a primeira do Recife a realizar a preparação das urnas.

Após receberem os dados, os dispositivos de votação são lacrados com um material produzido pela Casa da Moeda que garantem a inviolabilidade. Eles serão distribuídos nos dias 4 e 5 de outubro para os locais de votação no Estado.

Ao todo, 23.979 urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições municipais em Pernambuco. Estão envolvidas na operação de preparação e distribuição dos equipamentos por todo o Estado cerca de 1700 pessoas.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter