Eleições 2024: TRE-PE solicita transporte público gratuito para eleitores no dia da eleição
Medida visa assegurar o pleno exercício do voto
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) enviou um ofício à governadora Raquel Lyra solicitando a gratuidade nas linhas de ônibus administradas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte no próximo domingo (06), data do 1º turno das eleições.
O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou em seu ofício que a medida visa assegurar que a população tenha acesso facilitado aos locais de votação. O desembargador afirma que a medida busca “proporcionar à população Pernambucana todos os meios possíveis para viabilizar o pleno exercício do direito de voto” e cita que a medida será adotada em 21 capitais.
Leia Também
• Eleições 2024: TRE-PE alerta para golpe via SMS envolvendo título de eleitor
• Eleições 2024: TRE-PE e PF confirmam parceria em prol da segurança no pleito deste ano
• Eleições 2024: TRE-PE inicia carregamento de caminhões com urnas para o primeiro turno
A iniciativa está alinhada com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.736, que estabelece a gratuidade do transporte público urbano no dia da votação. De acordo com a norma, os entes federados podem utilizar sua disponibilidade orçamentária para custear o transporte coletivo nesse dia, sem que isso configure descumprimento das metas fiscais ou criação de despesas que infrinjam a Lei de Responsabilidade Fiscal.