Eleições 2024: TRE-PE substituiu cinco urnas eletrônicas neste domingo (27)
Último balanço do TRE-PE aponta que 2º turno ocorreu de forma tranquila no Estado
Encerrado às 17h deste domingo (27), o segundo turno das eleições municipais ocorreu de forma tranquila em Pernambuco, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). “Tivemos a oportunidade de, mais uma vez, fazer a democracia acontecer”, celebrou Orson Lemos, diretor-geral da instituição.
No Estado, apenas Olinda e Paulista contaram com votações no segundo turno do pleito. As duas cidades registram, respectivamente, 300 mil e 235 mil eleitores aptos a votar.
Durante o período de votação, o TRE-PE precisou substituir cinco urnas eletrônicas, de um total de 1.528 em utilização. É um acréscimo de uma urna, em relação ao balanço anterior, divulgado às 14h30.
Sendo duas em Olinda e três em Paulista, as máquinas trocadas apresentaram problemas nas baterias e nos visores, sendo prontamente substituídas, sem prejuízo ao processo eleitoral.
Orson explicou que a apuração dos votos em Olinda (que elegeu Mirella Almeida prefeita) levou mais tempo do que em Paulista (onde Ramos Santana foi eleito) por uma questão logística.
“As ruas [em Olinda] são estreitas, as pessoas bloqueiam comemorando, e isso impede os nossos veículos de chegarem ao local com as mídias. Temos no município 86 locais de votação, sendo 18 com pontos de transmissão, que precisam ser desobstruídos para que os veículos cheguem lá e, assim, possamos transmitir os votos ao TRE”, diz o diretor-geral.
Sobre as detenções que ocorreram ao longo do dia, Orson revelou que foram realizadas três audiências de custódia, sendo duas relacionadas à suspeita de boca de urna e uma por transporte irregular de eleitores. Nesta última, foi arbitrada fiança, com liberação da pessoa detida após pagamento. Os dois outros casos ainda aguardam decisão.