Eleições 2024: TSE divulga tabela para orientar distribuição do guia de Rádio e TV
O tempo de cada coligação tem relação com a representatividade partidária na Câmara dos Deputados
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (13), a tabela atualizada de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados, documento que servirá como base de cálculo para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante as Eleições 2024.
O chamado guia eleitoral começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Já o primeiro turno das Eleições Municipais 2024 será no dia 6 de outubro, data em que eleitoras e eleitores irão às urnas escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
O guia em si terá duração de 10 minutos. Além disso, os candidatos também terão direito a inserções durante a programação das emissoras.
Participação
Segundo a portaria nº 657/2024, publicada pelo TSE, o PL lidera a lista com 99 deputados federais, seguido pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, com 81 parlamentares. Na sequência, aparecem União Brasil, com 59; PP, com 47; PSD e MDB, com 42 cada; e Republicanos, com 40.
Completam a tabela a Federação PSDB - Cidadania (18); Podemos (18); PDT (17); Federação PSOL Rede (14); PSB (14); Solidariedade (7); Avante (7); e PRD (5). Clique aqui e consulte o documento na íntegra.
Leia Também
• Desinformação nas eleições: TSE detalha acordos com as big techs
• Presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará palestra no Congresso de Direito Eleitoral em PE
• Candidaturas para as eleições municipais já podem ser consultadas na plataforma do TSE
Estimativa
A definição do tempo que cada coligação terá direito no Recife, por exemplo, deverá ser apresentado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) aos jurídico de cada candidatura no próximo dia 24 de agosto, às 10h.
No entanto, de acordo com as coligações já inscritas, já existem algumas estimativas. O candidato à reeleição, João Campos (PSB), reuniu dez partidos/federações na Frente Popular e deverá ficar com quase 5 minutos dos 10 que terá o guia. Já o candidato Daniel Coelho (PSD), com 6 partidos/federações, terá quase 3 minutos.
O PL do candidato Gilson Machado, que ainda não registrou a sua candidatura junto ao TRE-PE, tem direito a 1 minuto e 49 segundos. Já Dani Portela, da Federação PSOL/Rede, deve ficar com menos de meio minuto.