Eleições 2024: TSE divulga tabela para orientar distribuição do guia de Rádio e TV

O tempo de cada coligação tem relação com a representatividade partidária na Câmara dos Deputados

Tribunal Superior Eleitoral - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira (13), a tabela atualizada de representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados, documento que servirá como base de cálculo para a distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão durante as Eleições 2024.

O chamado guia eleitoral começa no dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Já o primeiro turno das Eleições Municipais 2024 será no dia 6 de outubro, data em que eleitoras e eleitores irão às urnas escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O guia em si terá duração de 10 minutos. Além disso, os candidatos também terão direito a inserções durante a programação das emissoras. 

Participação

Segundo a portaria nº 657/2024, publicada pelo TSE, o PL lidera a lista com 99 deputados federais, seguido pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, com 81 parlamentares. Na sequência, aparecem União Brasil, com 59; PP, com 47; PSD e MDB, com 42 cada; e Republicanos, com 40.

Completam a tabela a Federação PSDB - Cidadania (18); Podemos (18); PDT (17); Federação PSOL Rede (14); PSB (14); Solidariedade (7); Avante (7); e PRD (5). Clique aqui e consulte o documento na íntegra.

Estimativa

A definição do tempo que cada coligação terá direito no Recife, por exemplo, deverá ser apresentado oficialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) aos jurídico de cada candidatura no próximo dia 24 de agosto, às 10h. 

No entanto, de acordo com as coligações já inscritas, já existem algumas estimativas. O candidato à reeleição, João Campos (PSB), reuniu dez partidos/federações na Frente Popular e deverá ficar com quase 5 minutos dos 10 que terá o guia. Já o candidato Daniel Coelho (PSD), com 6 partidos/federações, terá quase 3 minutos. 

O PL do candidato Gilson Machado, que ainda não registrou a sua candidatura junto ao TRE-PE, tem direito a 1 minuto e 49 segundos. Já Dani Portela, da Federação PSOL/Rede, deve ficar com menos de meio minuto. 

 

Veja também

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas
Queimadas

Dino determina que estados da Amazônia expliquem focos de queimadas

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter