Logo Folha de Pernambuco

Eleições da Alepe: articulações do fim de semana podem ser decisivas

O pleito acontece na segunda-feira e a disputa está acirrada pela primeira-secretaria da Casa

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), e o primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) - Bruno Laprovítera/Alepe

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025-2026 acontece na próxima segunda-feira (2). O final de semana e a manhã da do dia 2 de dezembro são considerados decisivos para o desfecho da eleição. Embora a reeleição do presidente Álvaro Porto (PSDB) seja vista como praticamente certa, a disputa pela primeira-secretaria segue aberta, mantendo os bastidores movimentados.  

O atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade) reuniu mais apoios oficiais e confia na palavra dos colegas para ser reeleito.

"Acredito na palavra. O exemplo do que fazemos na Assembleia deve ser um exemplo para a população. Confiar no voto secreto, na traição de quem anunciou apoio e depois vota contra, não é o exemplo que queremos dar", declarou.  

Por outro lado, o deputado Francismar Pontes (PSB) segue na disputa, mesmo sem o apoio oficial do próprio partido. Ele busca votos nos bastidores e conta com o respaldo do Progressistas, liderado por Kaio Maniçoba, que acredita em uma reviravolta.

"Francismar está bem consolidado. Ele tem o apoio de muita gente que não pode se manifestar", afirmou Maniçoba.  

Bastidores

O final de semana e a manhã da segunda-feira são considerados decisivos para o desfecho da eleição. De acordo com aliados de Gouveia, Álvaro Porto e até a governadora Raquel Lyra (PSDB) podem conversar com parlamentares para assegurar a manutenção da cadeira com o Solidariedade. Entretanto, a tucana tem evitado interferir diretamente e reforça que "a eleição da Alepe é eleição da Alepe".  

Nos corredores da Casa, após a aprovação de projetos do Governo do Estado, o clima é de expectativa.

"Todo o assunto, seja nos corredores ou no plenário, gira em torno da eleição de segunda-feira. Ainda acredito em um consenso para uma única chapa, mas a expectativa é de bate-chapa pela primeira-secretaria e, talvez, outro cargo da Mesa. Apesar disso, o clima está tranquilo", avaliou a deputada Débora Almeida (PSDB).  
 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano
ENCONTRO

Experience Club Nordeste reúne lideranças empresariais locais no Jantar do Ano

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano
Proteção

Casa de "Esqueceram de mim" precisa de proteção policial todo fim de ano

Newsletter