Eleições em Pernambuco: 118 eleitores foram conduzidos a delegacias por crimes eleitorais
Balanço parcial do pleito eleitoral foi divulgado no final da tarde pela SDS
Realizado neste domingo (6), o primeiro turno das eleições municipais em Pernambuco foi considerado tranquilo pelas forças de segurança do Estado.
"Tivemos um planejamento muito bem feito e ele foi executado. Foi uma eleição muito tranquila, com alguns pontos de maior atenção, mas tudo dentro do planejado", afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Leia Também
• Canais oficiais do TRE-PE registram mais de 6 mil atendimentos sobre eleições neste domingo (6)
• Com problemas, 150 urnas precisaram ser substituídas esta manhã nas eleições em Pernambuco
• Eleições 2024: entenda por que Fernando de Noronha não participa da votação deste domingo (6)
O balanço parcial divulgado no final da tarde pela Secretaria de Defesa Social apontou que, até as 16h deste domingo, 69 ocorrências de crimes eleitorais foram registradas.
No total, 118 pessoas precisaram ser conduzidas até delegacias para prestar esclarecimentos. Entre os crimes cometidos, os destaques foram a boca de urna e compra de votos.
"A maioria foi concedida fiança ou pela autoridade policial ou pela Justiça durante a audiência de custódia", informou o secretário.
O total de ocorrências representa uma redução de 53% no comparativo com o ano de 2020, quando foi realizado o último pleito eleitoral municipal. Naquele ano, 148 ocorrências foram registradas.
Para garantir a segurança durante o período de votação, o Governo de Pernambuco realizou um investimento de R$ 6,7 milhões de reais. Dessa forma, foi possível obter um aumento de 20% no efetivo.
Segundo o secretário Alessandro Carvalho, também foi realizado um investimento em tecnologia para auxiliar na segurança.
Um dos resultados obtidos com o investimento foi um flagrante de compra de votos no município de Pesqueira, que foi registrado por um drone da SDS.
"Temos todo o desenvolvimento do crime desde o momento da formação de fila, pagamento em dinheiro e de saída dos suspeitos até a abordagem da polícia", detalhou Alessandro.
A operação de segurança seguirá com o acompanhamento da apuração dos votos e dos resultados. "Agora, nós vamos acompanhar as operações e continuar com o policiamento, pois muitas cidades irão comemorar o resultado das eleições", encerrou o secretário.