Logo Folha de Pernambuco

Eleições OAB-PE 2024: movimentação é tranquila, no Recife Expo Center

Centro está funcionando para quem optar pela votação presencial

Movimentação nas eleições OAB-PE 2024 - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

As primeiras horas de votação para escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) - foram de movimentação tranquila, no Recife Expo Center, no bairro de São José, centro da capital, nesta segunda-feira (18). O pleito começou às 9h e o local é o único disponível para quem preferir a votação presencial.

Em 2024, pela primeira vez, em 92 anos de história do órgão, os advogados poderão votar de forma totalmente on-line, no site oficial da instituição. O processo eleitoral vai até às 17h. A chapa eleita comandará a Ordem no triênio 2025-2027.  Para a Presidência, três candidatos disputam a vaga são: Almir Reis, Fernando Santos Júnior e Ingrid Zanella. 

O advogado Ricardo Amorim saiu de Casa Forte, Zona Norte do Recife, para efetuar o voto. Para ele, esta é uma oportunidade rica  que garante o exercício do direito de escolha.

“Eu preferi vir até aqui, também para fiscalizar o processo eleitoral e rever esse clima de votação. Contudo, eu acho importante a eleição de forma híbrida [presencial + on-line], para os colegas que estão distantes ou até mesmo fora do Estado. Espero que tudo ocorra com transparência e dentro de todo processo legal”, comentou.

Thalita Arcanjo, que também é advogada, votou, pouco tempo depois que os portões do Recife Expo Center foram abertos. Ela aproveitou o momento para rever os amigos de profissão, uma vez que a votação também promove o encontro da advocacia pernambucana.

“Minhas expectativas são as melhores. O diferencial da votação presencial é que a gente sente toda uma atmosfera e uma energia contagiante. A gente também consegue rever companheiros de trabalho e ficar por dentro das novidades”, afirmou.

Ainda hoje, também acontece a votação para a escolha da lista sêxtupla de candidatos a desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelo instrumento do Quinto Constitucional. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos e adimplentes na OAB-PE, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade. Nos casos de ausências, o prazo para apresentar a justificativa é de 30 dias, contados a partir do dia útil seguinte à data da eleição.

Veja também

Newsletter