Logo Folha de Pernambuco

Eleições Olinda 2024: “É o povo quem está sendo atacado”, afirma Vinicius Castello

Na sabatina da Rádio Folha FM 96,7, candidato falou sobre disputa jurídica na campanha

Sabatina com Vinicius Castello (PT) pela Rádio Folha - Arthur Mota/Folha de Pernambuco // 17.10.2024

O candidato a prefeito Vinicius Castello (PT), na sabatina da Rádio Folha FM 96,7, na manhã desta quinta-feira (17), não se furtou de falar sobre a batalha judicial que trava contra a adversária dele na disputa pela Prefeitura de Olinda neste segundo turno, Mirella Almeida (PSD).

A briga é para impedir que a equipe da opositora continue divulgando mensagens com propaganda, segundo ele, negativa e desinformativa. Mirella, no entanto, tem garantido que os ataques não partem da equipe da campanha dela.

“Quando somos subestimados, a resposta é o ataque, a violência e a mentira, mas se esquecem de que estou muito ciente de quem sou e mais ciente ainda de quem eu represento. É esse povo quem está sendo atacado, eu sou apenas instrumento”, ressaltou o postulante.

A Justiça negou o pedido de remoção dos conteúdos. Alega que a propaganda não se tratava de discurso de ódio, uma vez que reproduzia mensagens divulgadas pelo próprio candidato em uma rede social. Castello afirmou que o jurídico da campanha dele vai continuar atuando no caso para garantir que as eleições ocorram de forma justa, sem que os eleitores sejam influenciados por discursos de ódio.

“O que a gente tem enfrentado é uma campanha que tem instrumentalizado os ataques, deturpação e narrativas que são perigosas, desonestas e muitas vezes irresponsáveis. O jurídico está atuando como tem que atuar e, inclusive, feito com que tenhamos acesso a muitas liminares para que a gente não permita que esses ataques interfiram no pensamento por meio do ódio, do preconceito, da discriminação”, enfatizou Castello.

Na sabatina comandada pelo âncora Jota Batista e pela colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, com participação do cientista político Hely Ferreira, Vinicius Castello apresentou suas propostas para Olinda.

“O que eu tenho falado é colocar a atenção básica como grande prioridade do nosso governo, porque já é um recurso existente, uma verba do SUS (Sistema Único de Saúde), que está disponível para que a gente possa cuidar das questões essenciais da população”, expôs.

Como proposta para a segurança pública, Castello defende a convocação de novos agentes da Guarda Municipal por concurso público, além de capacitação do efetivo para que se torne bilíngue. O postulante prometeu investir também em ações preventivas.

“Os guardas municipais têm um potencial gigantesco. No meu governo, quero que eles tenham a possibilidade de falar duas línguas, porque a gente recebe turistas de tudo o que é canto. Quando falo de segurança, preciso atrelar a cidadania, diálogo, educação, cultura, ações preventivas para que a partir de uma gestão integrada os turistas se sintam seguros, moradores se sintam pertencentes; que a gente consiga gerar empregos e renda”, disse.

Para a educação, Vinicius propõe a valorização do professor e a formação de jovens e adultos. Ele ressaltou que o Governo Federal já destinou um investimento para a formação profissional e que pretende garantir a chegada de novos equipamentos educacionais à cidade.

“Valorizando o profissional de educação, a gente vai precisar fazer com que o piso dos professores aconteça na cidade. A gente vai precisar que haja investimento e ampliação para o acesso a quem não teve oportunidade, porque em 2016, a gente tinha 37 EJAs (Educação de Jovens e Adultos); hoje, tem 12. Ao mesmo tempo a gente vai precisar fazer com que as pessoas consigam se profissionalizar, investindo na efetividade de um recurso já destinado para o IFPE (instituto Federal de Pernambuco) de Olinda”, ressaltou Vinicius.

Quando perguntado sobre suas propostas para área cultural, o postulante falou sobre elaborar um calendário anual de eventos em diálogo com os artistas da cidade, ampliando pontos de cultura para além do Sítio Histórico. Ele garantiu que, se eleito, vai aumentar o orçamento do Executivo municipal para área.

Ao falar sobre infraestrutura, Castello citou a orla da cidade, área pouco conhecida pelos visitantes e também carente de divulgação, segundo ele. O candidato quer estruturar as praias da cidade, além de cuidar da limpeza e do ordenamento desses locais. Além disso, estão nos planos do petista a criação de áreas verdes às margens do Canal do Fragoso.

“A gente vai precisar ter um planejamento para estruturar a orla de Olinda, colocá-la como prioridade. Precisamos criar mais áreas verdes na cidade, fazer com que na própria obra do Fragoso sejam criadas praças verdes, revitalizando, urbanizando esses espaços”, pontuou.

Acompanhe a sabatina na íntegra:

 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter