Logo Folha de Pernambuco

Eleições Olinda 2024: TRE transfere mais de 7 mil eleitores do Centro de Convenções

Reorganização nas seções eleitorais afeta aproximadamente 18 mil eleitores na cidade

Mudanças nas sessões eleitorais de Olinda desloca 18 mil eleitores - Cristiano Mariz/Reprodução/O Globo

O Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), localizado na Av. Prof. Andrade Bezerra, em Olinda, que antes contava com 33 seções eleitorais, terá apenas 12 para as eleições de 2024.

Com a transferência de 21 seções da 117ª Zona Eleitoral para outros prédios próximos ao Cecon, mais de 7 mil eleitores foram realocados para novos locais de votação, fazendo com que o espaço deixe de ser o maior ponto de votação do Estado.

Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7 nesta quarta-feira (02), Acácio Leite, assessor de planejamento do TRE-PE, explicou que essa mudança ocorreu devido à necessidade de reorganização das seções eleitorais.

Além disso, ele recomendou que os eleitores entrem em contato com a Justiça Eleitoral, ou acessem outros canais que permitem conferir seu novo local de votação. 

Novos locais de votação
As seções transferidas do Cecon foram realocadas para escolas próximas, como segue:

As seções 365ª a 369ª agora funcionam na Escola Municipal Dr. Manoel Borba (Sítio Novo).

As seções 370ª a 373ª, 425ª e 426ª foram para a Escola Estadual Carlos Gonçalves (Salgadinho).

As seções 374ª a 385ª foram movidas para o EREM Clídio de Lima Nigro (Salgadinho).

Outras mudanças
Além das alterações no Centro de Convenções, outras mudanças ocorreram em Olinda, totalizando aproximadamente 18 mil eleitores deslocados.

Todas as seções da Escola Sigismundo Gonçalves foram transferidas para a Escola Municipal Rotary de Olinda (R. Jerônimo de Albuquerque, 100 - Varadouro). 

As seções 402ª até 405ª, que eram localizadas no Grupo Escolar Ageu Magalhães, foram alteradas para a Escola Municipal Lar Espírita Bezerra de Menezes (R. Gov. Agamenon Magalhães, 29 - Vila Popular).

Na 100ª Zona Eleitoral, as seções do Colégio Nova Olinda, recentemente demolido, foram realocadas para a Escola Cônego Jonas Taurino (R. Líbano - Peixinhos, Olinda).

Já as seções da Aeso, de números 292ª, 306ª, 314ª, 324ª, 327ª, 335ª e 339ª, agora funcionarão na Escola Menino Jesus (R. Prof. Luís Magalhães, 111 - Jardim Brasil II).

Quanto às mudanças na 10ª Zona Eleitoral, as seções 279ª e 282ª foram transferidas do Colégio Patrícia Costa para a Escola Ebenezer Gueiros (R. São João Batista, 491 - Jardim Atlântico). 

As seções 326ª e 327ª da Escola Paulo Freire foram realocadas para a Escola João Francisco De Souza (R. Caviúna - Casa Caiada), e a seção 329ª da Escola Santa Ana passará a funcionar na Escola Inês Borba (R. Santana - Jardim Atlântico).

Como descobrir seu novo local de votação
Para facilitar a consulta, os eleitores podem utilizar os seguintes recursos:

Site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): ao acessar o portal do TRE-PE, é possível localizar sua seção eleitoral informando o número do título de eleitor ou outros dados pessoais.

Aplicativo e-Título: disponível para download em smartphones, permite que o eleitor consulte seu local de votação de maneira rápida e prática, além de poder ser usado como documento oficial no dia da eleição.

Central de Atendimento ao Eleitor: o eleitor pode entrar em contato diretamente com a central através do telefone disponibilizado pela Justiça Eleitoral, que é gratuito e esclarece dúvidas sobre o novo local de votação.

WhatsApp do TSE: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece um canal oficial via WhatsApp para consultas. Basta enviar uma mensagem para o número disponível no site do TSE e seguir as instruções para verificar o local de votação.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora
GAMES

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora

Newsletter