Eleições Paulista 2024: Acompanhe aqui a sabatina com o candidato Junior Matuto
O candidato do PSB é entrevistado ao vivo na sabatina promovida pela Rádio Folha FM 96.7
Dando continuidade à serie de sabatinas com os candidatos a prefeito de Paulista, a Rádio Folha FM 96.7 ouve nesta segunda-feira (16) o candidato Junior Matuto (PSB).
O âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, comandam a sabatina das 11h às 12h. Participa ainda da sabatina o cientista político Hely Ferreira.
Acompanhe ao vivo aqui:
Por que ser candidato:
"Eu sempre falo que tudo o que sou hoje agradeço primeiro a Deus, segundo ao povo de Paulista. Não poderia ver o povo da minha cidade pedindo por socorro e fingir que não é comigo. A gente quer voltar com programas importantes cuidando da vida das pessoas e reconstruindo a cidade"
Saúde:
"A saúde de Paulista hoje é uma das piores do país. Para se ter noção, Paulista só tem uma ginecologista para atender a cidade hoje. A gente quer voltar com os programas que o povo perdeu, o Remédio em Casa, o Mais Visão, em que zeramos o número de cirurgias de catarata, voltar o programa Olhar Paulista, que toda a criança que tinha dificuldade por conta da visão a gente fazia a consulta e dava o óculos, através da Secretaria de Educação. Voltar o Curativo dos Acamados. Precisamos zerar as filas nas unidades de saúde, principalmente de madrugada. A gente vai ausar a tecnologia para avançar nesse sentido, por que não marcar consulta por telefone e receber resultados de exames através de aplicativos como o Conecta Recife? João Campos já se comprometeu em doar para Paulista a tecnologia e a gente pôr em prática. Vamos também abrir uma unidade de alta complexidade nas praias, que vai ser no Willian Nascimento, hoje o prédio tem total condições se passar por uma reforma, ser reestruturado, equipado, com bons profissionais, isso vai dar uma boa condição de atendimento a população das praias. Outro compromisso nosso é uma central de parto humanizado. Primeiro é colocar nos lagradouros públicos, praças, parques, escolas, pontos de internet para que a população possa acessar os serviços disponíveis. Não só o aplicativo como a telemedicina"
Segurança Pública:
"Falar em segurança não é apenas empreender e reestruturar a Guarda mas também ações preventivas, eu sou revoltado quando as pessoas falam que bandido bom é morto ou preso, o certo é o bandido não existir. Para que isso aconteça a gente tem que investir nas crianças, combater a evasão escolas, investir em áreas de convivência, em campos de várzea. A gente pretende ter o Escola Aberta Municipal, trazer a comunidade para dentro da escola principalmente finais de semana, com isso a gente não vai ter vandalismo nos prédios e ainda teremos ocupação da juventude, que a gente sabe que mente vazia é casa de Satanás. Temos dois clubes, o de Paratibe e o do Nobre, temos total condição de transformar, no primeiro momento, em dois Compaz. Onde o Compaz é instalado tem o sentimento de pertencimento de toda a comunidade circunvizinha e também dos que frequentam, inslive, com o clube de Paratibe tendo uma piscina para os idosos fazerem hidroginástica. Participei três vezes de palestras de economia criativa e trago isso para a área social, a ideia da gente é fazer o censo cultural da cidade, o censo de empreendedorismo, e, com isso, a gente começar a demandar oportunidade tanto para quem quer consumir esse serviço, e aí, quem presta o serviço social a gente fortalecer enquanto Prefeitura. A gente tem visto, presenciado e testemunhado boas práticas, como escolinha de futebol, escola de artesanato, de música, de percussão, se a gente como Prefeitrura colocar a mão nessa roda, esse fardo será dividido. Contempla também iluminação pública, espaços de convivência, acabar com espaços de lixo. Quando a gente fala em segurança a gente tem que atacar diversas partes. A gente pretende no que diz respeito a espaços de convivência, a biblioteca, cuidar de cada cantinho com acúmulo de lixo"
Educação:
"Quando pegamos a educação do Paulista, na época era a segunda pior de Pernambuco. Combatemos a evasão escolar, a gente sabe que quem segura menino em escola não é beleza da professora, nem conteúdo pedagógico, quem segura menino em escola é merenda, principalmente em locais de alta vulnerabilidade, a maioria da scrianças, a primeira refeição do dia é na escola. Capacitamos as merendeiras no Senac, qualfiicamos os insumos, melhoramos o cardápio e as mães mais exigentes que viviam nas portas das escolas questionando frequência de professor e qualidade da merenda, a gente oficializou como conselho escolar e trouxe para dentro da escola. Fizemos uma reestruturação da rede e conseguimos implantar bibliotecas na escola. Temos como meta agora fazer o que Sairé fez fazendo uma biblioteca belíssima no centro da cidade, e a gente pretende implantar uma no Parque das Palmeiras e implantar nos dois Compaz, do Nobre e Paratibe. Quanto a vaga de creche, a gente aumentou 150% nos oito anos, quanto às escolas de tempo integral, reestruturamos, preparamos a rede, mas não implantamos escolas de tempo integral, tenos como proposta implantar agora nesse próximo mandato se o povo de Pualista nos der essa oportunidade. A implantação de aula de tempo integral é uma dinâmica diferente da normal. Vamos fazer uma radiografia da rede, Paulista hoje se encontra com rodízios de aula ou por falta de bancas ou manutenção nas escolas. A gente acredita que depois de estruturar nossa rede temos condições de implantar dez escolas de tempo integral inicialmente. Nossa proposta agora é aumentar 100% as vagas de creche, estive conversando com o prefeito João Campos e tive uma reunião com donas de escolas particulares, de hotelzinho no município, que vivem num "fecha mas não fecha", nossa ideia é usar essas estruturas com toda a fiscalização dos órgãos de controle da Sceretaria de Educação, e aí a gente começa a absorver as crianças"
Cultura:
"Vamos fazer o censo de nosso patrimônio, tanto cultural quanto histórico, vamos buscar parceria com o privado. Precisamos que alguém adote as ruínas de Nossa Senhora dos Prazeres"
Infraestrutura:
"Fizemos obras que mudaram a realidade da população. A Avenida Estados Unidos, Canal do Araxá, com duas avenidas do entorno, o canal da Avenida F, a duplicação da ponte do Janga, da PE-01, a implantação do binário da Beira-Mar, a construção do Mercado de Paratibe. O que fizemos com o Mercado de Paratibe o povo hoje clama na feira de Paulista e nós vamos fazer. A Avenida João Goulart, queremos ligar o bairro da Mirueira a PE-15 através do Morada da Paz, passando por dentro do Alto do Bigode, porque seria importante que é uma comunidade que carece de uma linha de ônibus e se a gente fizer essa avenida, a gente tem condições de articular. Fazer a ligação da PE-22 a PE-15 pela Estrada do Matadouro, passando pela Alameda Paulista, Antônio Maira e saindo na PE-15, é importante, algumas intervenções nas praias, como a Cecília Carneiro, Aristóteles Azevedo, também é importante, então a gente sabe da carência de infraestrutura e da pavimentação de ruas na cidade do Paulista, quando nós fizemos intervenções de infraestrutura primeiro a gente faz uma escuta popular na comunidade. Quando contraí um empréstimo do Finisa e o atual prefeito entrou na justiça e disse que era contra a prefeitura se endividar, aquilo era todo destinado para a infaestrutura urbana, contenção de encostas. Temos que primeiro ter o projeto aprovado e provavelmente vai ser executado pelo Governo Federal ou então por emendas de bancada, que é a engorda, mas tem que ser a engorda de Recife, Olinda, Paulista, Itamaracá e Ponta de Pedra, porque quando você faz a engorda você transfere a força da natureza. O que a gente precisa é pensar o litoral como um todo. O que a gente precisa é os gestores se juntarem. No Conjunto Beira-Mar, se derruba tudo, numa área nobre daquela você faz uma PPP ou então capta, porque o grande problema hoje é área, porque você tem área de Paulista que pode crescer mas o solo, a argila é expansiva, então a estrutura para subir um prédio é na maioria das vezes mais cara que o prédio. Então se você faz um projeto bem elaborado, bota aqueles prédios abaixo, vai em Brasília dizendo que tem um terrenos escriturado com tudo organizado, você tem condições de dar moradia digna. Eu vou começar a trabalhar por Paulista já esse ano, se o povo me der essa oportunidade. Vou a Brasília, tenho relação com os deputados, diversos já se colocaramn a disposição"
Política Partidária:
"Eu tenho uma história ao lado da família de Eduardo Campos, João Campos foi meu deputado federal quando eu era prefeito e dona Ana também foi minha deputada federal. Essa família apostou em mim e viu meu potencial na minha primeira eleição, na segunda, na terceira, na quarta, e depois Deus colocou na minha vida o deputado federal Eriberto Medeiros, que na época era presidente da Assembleia Legislativa. João tem condições de nos ajudar administrativamente, porque experiências exitosas do Recife viraram sonho e desejo da população de Paulista, porque são cidades que se confundem, porque em deteninados lugares como Bola na Rede são vizinhas, muita gente vive em Paulista mas trabalha no Recife, quando a gente fala do projeto Gramadão, o povo de Paulista clama, a gente tem como proposta fazer em cada RPA um gramadão, quando a gente fala do Compaz e fala que vai transformar os clubes de Paratibe e do Nobre no Compaz, com uma Casa Lilás e uma casa Azul, o povo sabe que é uma política do PSB, não estou colocando a responsabilidade da minha eleição no 'espinhaço' do prefeito do Recife. Ele tem nos ajudado, Pedro de vez em quando vai lá, João foi para nossa convenção. Na eleição passada firmei uma parceria com Eriberto e carrego o sentimento de gratidão. Hoje ele cumpre um papel em Brasília pelo PSB"
Acusações:
"Estou tranquilo porque essa pauta dos meus adversários já faz quatro anos que vem rendendo, por isso que Pualista está nesse cenário de guerra, abandono e descaso, porque o prefeito ao invés de governar o que fez foi passar quatro anos requentando história que foi resolvida na justiça. Quem consultar a PF, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, para vocês terem uma noção fui afastado por causa de uma limpeza urbana, uma empresa numa PPP que eu fiz intervenção, apliquei uma multa, destratei com a empresa, depois a empresa volta no mesmo contrato com a fatura mais alta, inclusive na minha época a fatura dessa empresa era R$ 2 milhões e meio, hoje supera R$ 5 milhões. E não estou questionando. Se a gente pegar as empresas da Lava Jato, todas se extinguiram do mercado, essa empresa não sofreu nenhum tipo de penalidade. Agora, temos candidato em Paulista que não conhece a cidade e não é conhecida. Temos candidato que já foi deputado e não fez nada pela cidade, nem indicou uma emenda parlamentar. Temos candidato que está a serviço de outras candidaturas, porque não tem capacidade de abrir a boca para propor nada a não ser falar mal de Junior Matuto. Sou tão tranquilo quanto a isso, eles disseram que eu não era candidato a deputado, fui, fui majoritário n cidade do Paulista e hoje estou como suplente, disseram que eu não era candidato a prefeito, foi a primeira candidatura a ser homologada, registrada, o primeiro plano de governo, eles quiseram requentar história, e a justiça deu, o Ministério Público não acatou a denúncia mandou arquivar. Então quanto a isso, estou muito tranquilo, não só porque a justiça foi feita, porque o povo na rua está clamando por saúde, pela volta do Remédio em Casa, o Olhar Paulista, que é os óculos para crianças, pelo Gramadão, pelo Conecta Paulista, e a gente não vai entrar nessa baixaria, nossa campanha é propositiva, nossa militância é alegre, viva, aguerrida, de pessoas humildes, que estão indo para a rua propor, não é entrar no jogo do insulto, do gabinete do ódio, das milícias digitais, o povo não quer isso, problema o povo de Pualista teve por quatro anos, o povo está querendo solução. Não cito nome de adversário, só cito que o prefeito tem um candidato e loteou uma banda da prefeitura para amparar os pinduricalhos dele. É lamentável porque a campanha deixa de ser um debate no campo das ideias para ser uma baixaria. Minha mãe me ensinou: meu filho, nunca morda o cachorro que lhe mordeu porque você não é cachorro. A minha tranqulidade não é pela opinião de candidato A, B ou C, até porque cada um luta com as armas que tem. Onde é que essa candidata estava quando a cidade do Paulista permitiu servir merenda estragada para crianças? Onde ela estava quando a secretária de Políticas Sociais comprou um milhão de quentinhas, num fiteiro, num cnpj, que não tinha um fogão, onde é que ela estava? Eu não posso entrar num debate de alguém que nem conhece a cidade nem a cidade conhece ela, de alguém que está a serviço para amanhã ser a base política de uma futura candidatura a deputado do prefeito de Olinda. Dando showzinho e com conversa fiada, se vai achar que eu vou dar atenção a isso aí, ela está perdendo o tempo dela"