Logo Folha de Pernambuco

Eleições Paulista 2024: Justiça age contra disseminação de fake news por Ramos e Yves Ribeiro

Coligação de Júnior Matuto vence 25 ações judiciais contra desinformação

Justiça age contra disseminação de fake news por Ramos e Yves Ribeiro - Divulgação

A campanha de Júnior Matuto, candidato à Prefeitura de Paulista, enfrenta um combate à desinformação em meio ao clima eleitoral acirrado. A coligação Frente da Mobilização e Resgate do Paulista, que apoia Matuto, já impetrou 48 ações judiciais, resultando em 25 decisões favoráveis, incluindo ações contra postagens do atual prefeito Yves Ribeiro (PSB).

As medidas da Justiça visam coibir a disseminação de fake news que têm sido utilizadas como ferramenta política para prejudicar a candidatura de Matuto. Entre as decisões, três foram específicas contra o prefeito, obrigando a remoção de conteúdos considerados difamatórios. 

“Passaram o primeiro turno inteiro me atacando com fake news, mas a justiça entrou em campo para reestabelecer a verdade. Lamento muito o que vem acontecendo, mas entendo que esse grupo que vive de espalhar mentiras faz isso porque não tem trabalho para mostrar”, afirmou Matuto.

A assessoria jurídica da coligação enfatiza que as fake news representam uma estratégia de campanha que visa confundir a população e prejudicar a democracia. As ações judiciais têm sido essenciais para preservar um ambiente eleitoral saudável, com a Justiça atuando rapidamente para suspender páginas e remover postagens ilegais.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Juiz ordena ex-advogado de Trump a entregar bens a mulheres que difamou
Estados Unidos

Juiz ordena ex-advogado de Trump a entregar bens a mulheres que difamou

Newsletter