Eleições Petrolina 2024: vitória de Simão consolida força do grupo dos Coelho em Pernambuco
Simão garantiu a vitória com 107.806 votos, equivalente a 59,16% dos votos válidos.
Dando continuidade ao legado e confirmando a força do tradicional grupo dos Coelho em Pernambuco, o prefeito de Petrolina, Simão Durando (União Brasil), foi reeleito prefeito de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em primeiro turno. Ele garantiu a vitória com a expressiva votação de 107.806 votos, equivalente a 59,16% dos votos válidos.
O quantitativo de votos foi superior ao dobro do segundo lugar, seu principal adversário, Dr. Julio Lossio (PSDB), que somou 28,66% dos votos, seguido por Lara Cavalcanti (PL), que alcançou 5,90%.
O ex-prefeito Odacy Amorim (PT) teve 5,69%, Dr. Marcos (Agir) alcançou 0,33% e Maria Clara (Up) somou 0,25%. O vice-prefeito eleito é Ricardo Coelho (União Brasil).
Os dois pertencem à coligação “Petrolina Seguindo em Frente”, formada pelos partidos UB, PDT, Podemos, Avante, PRD, Solidariedade, PSB, Republicanos e Democracia Cristã.
"Meu coração é só gratidão ao povo de Petrolina por essa reeleição consagradora. Mais de 107 mil petrolinenses mostraram que desejam continuar seguindo em frente. Nossa cidade virou um exemplo de desenvolvimento e qualidade de vida em Pernambuco, e o povo reconheceu esse trabalho. Agora, vamos iniciar um novo ciclo com grandes investimentos principalmente na saúde, segurança, infraestrutura e saneamento, priorizando sempre os que mais precisam. Os últimos oito anos foram incríveis, mas podem ter certeza, os próximos serão melhores ainda”, declarou Durando, emocionado.
Foco
Ao longo da campanha, Simão focou nas ações executadas à frente da prefeitura, destacando avanços na educação, saúde e infraestrutura. O prefeito reeleito ressaltou que a continuidade da sua gestão será marcada por novas iniciativas, priorizando os três pilares - saúde, saneamento e segurança.
Em entrevista à imprensa, ele também agradeceu à sua equipe, família e aos aliados políticos que estiveram ao seu lado.
“Essa vitória é fruto de um esforço conjunto, de todos que acreditaram e se dedicaram ao nosso projeto. Vamos trabalhar ainda mais para honrar essa confiança”, prometeu.
Durante seu primeiro mandato como prefeito, Durando concentrou os esforços em áreas estratégicas como infraestrutura, saúde e educação, promovendo o crescimento de Petrolina como um importante polo econômico do Sertão nordestino, com destaque para a fruticultura irrigada, que é um dos pilares da economia local.
O prefeito reafirmou ainda o compromisso com a população e prometeu governar para todos: “Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais para garantir que Petrolina siga crescendo e ofertando oportunidades a todos”, concluiu.
Biografia
Simão também é bacharel em Publicidade e Marketing pela Faculdade FATEC de São Paulo e tem pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral. Na vida pública, foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho, pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de diretor do SEST SENAT, unidade de Petrolina, e secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina.
Perfil
Idade: 52 anos
Profissão: Publicitário
É natural de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e possui a política no seu DNA. Ele é filho do ex-prefeito Simão Amorim Durando e de Josefa Durando, é casado com Alinne Monteiro Cavalcante Durando, pai de duas filhas: Giovanna e Ana Luh.
Em sua vida política, foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho, pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de diretor do SEST SENAT, unidade de Petrolina, e foi secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina.
Em 2020, disputou a primeira eleição majoritária, ao concorrer ao cargo de vice-prefeito de Petrolina na chapa de Miguel Coelho. Após Coelho deixar a prefeitura para concorrer ao cargo de governador do Estado nas eleições de 2024, Simão assumiu o Executivo Municipal e entrou para a disputa pela reeleição neste ano.