Eleições Recife 2024: Acompanhe aqui a sabatina com Gilson Machado (PL)
O candidato a prefeito encerra a série promovida pela Rádio Folha FM 96.7
A série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura do Recife promovida pela Rádio Folha FM 96,7 chega ao seu fim nesta segunda-feira (26) com a participação de Gilson Machado (PL).
Sob o comando do âncora Jota Batista e da colunista de Política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, - e com participação do cientista político Hely Ferreira -, a entrevista será transmitida ao vivo no programa Folha Política, das 11h às 12h e também pode ser acompanhada por aqui:
Saúde
"Saúde é uma das coisas que mais me incomoda no Recife. A saúde da cidade estána UTI. Os postos de saúde funcionam de segunda à sexta, sem médicos, sem estratégia. Isso nos deixa indignados. Vou arrancar a porta das UPAs. Quero 16 semanas para zerar a fila de atendimento da saúde. Eu vou fazer isso. Sabe por quê? Porque o pulso ainda pulsa. Piso salarial dos enfermeiros também é essencial. Tem que ter estratégia. Tem que pensar fora da caixa. O setor privado tem que ajudar também. Tenho amizade com toda a rede médica do Recife e faremos um mutirão com toda a rede privada para resolver o problema. Outra coisa importante é inserir as mães de crianças neurodivergentes na agenda de saúde aqui de Recife. Tem tanto dinheiro e a população desassistida".
Animais abandonados no Recife
"Sou médico veterinário e o animal já faz parte da família da gente. Recife tem cerca de 120 mil animais de rua. Nós vamos fazer uma Upinha com emergência veterinária em todas as RPA's. Cada região de bairro do Recife terá uma emergência veterinária todos os dias. Vamos cuidar dos animais de rua, inclusive os castrando. Sou veterinário, sei como fazer isso e vou fazer".
Segurança pública
"Eu sinto a dor da minha vice, Leninha, que teve um irmão assassinado. Nós vamos priorizar a iluminação pública. A iluminação afasta o crime. Também vamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal e armá-la. Vamos usar a tecnologia para fazer as coisas realmente acontecerm. Vamos fazer a Patrulha do Zap. Em cada RPA terá uma viatura com o telefone do zap (WhatsApp) da viatura. Vamos criar, também, um aplicativo para capacitar profissionais como porteiros e seguranças para ajudar a diminuir a violência. Também vamos usar câmeras de reconhecimento facial. Vamos, também, priorizar a educação no trânsito para acabar com a indústria da multa. Compaz é essencial, mas falta nele colocar crianças neurodivergentes com salas especiais".
Cultura
"O carnaval do Recife sempre existiu e era muito melhor quando não tinha essa turma estrangeira que vem aqui. O nosso público folião, se botar vassourinhas, dá a mesma quantidade de gente. Nosso cultura estava esquecida. O forró estava colocado à margem do movimento cultural. E eu fui lá, junto do presidente Bolsonaro, fazer o forró patrimônio cultural imaterial do Brasil. Isso ninguém tira de mim. Eu sou artista local, sanfoneiro da banda Forró da Brucelose desde 1993. Sofro na pele o que Cezinha do Arcordeon sofre. Isso vai mudar. Vamos utilizar os recursos para valorizar os artistas locais. Também vamos descentralizar a cultura aqui no Recife. Todo final de semana terá apresentação cultural, pago pela prefeitura, o ano todo, com os artistas locais. Isso não é caro".
Educação
"A gente vê hoje, com essas construções de creche, que tem que ter responsabilidade. Boa parte das creches não têm alvará de bombeiros. Até ar-condicionados são investigados por empresas que estão sendo investigadas pelo Ministério Público. O Recife não é o que diz a propaganda do prefeito. A educação é o que mais me preocupa, pois ela é o futuro da nossa cidade. Educação tem que ser de pai e mãe, mas ensino é fundamental. Queremos criar matérias extracurriculares, como educação financeira e educação ambiental. Inclusive, já entramos em contato com entidades cristãs e elas já colocaram à disposição as salas para fazermos esse tipo de treinamento. Também vamos colocar câmeras de reconhecimento facial nas escolas para a mãe ter certeza de que o filho está na escola".
Infraestrutura
"Trânsito, ruas e calçadas; e escoamento de águas pluviais. Temos que melhorar isso. Sobre o trânsito, temos que voltar a sincronizar os sinais. Também fazer inversão de faixa nos horários de pico. Outra coisa é estimular as empresas que fazem home office. A Domingos Ferreira era mão e contramão antigamente. Vou tirar o canteiro central dessa avenida e de outras, como a Antônio de Góes. Também vamos diminuir a quantidade de sinais. Isso tem que ser feito emergencialmente. Na Agamenon Magalhães nós vamos tirar os canteiros e a via local".
Apoio de Donald Trump
"Vamos fazer um filme sobre a primeira sinagoga das américas e isso vai ser um marco, pois traremos uma peregrinação judaica em Recife como nunca teve antes. A Sinagoga Kahal Zur Israel é um grande instrumento de turismo religioso. Os judeus saíram daqui e foram fundar Nova Iorque. Por sinal, falei com Donald Trump, próximo presidente dos Estados Unidos. Fui recebido por ele, fiquei hospedado na casa dele e à convite dele. Ele disse que me ajudaria no que pudesse na minha gestão como prefeito do Recife".
Política partidária
"Na minha convenção, todos os líderes do PL discursaram, isso mostra que não há desunião. O presidente Jair Bolsonaro determinou essa união. Essa discussão Lula x Bolsonaro está em todos os locais, infelizmente. Sou o candidato de Jair Bolsonaro no Recife. Sou leal, sou fiel e sou grato ao presidente Bolsonaro. Amor, carinho, suco de laranja e apoio não se rejeita. Estou pronto e preparado para ser o melhor prefeito que o Recife já teve".
Considerações finais
"Quero dizer que vou tirar Recife do abandono que se encontra. Não consigo conviver com a injustiça, com o erro. Fui ministro do Brasil e quem teve mais dinheiro para o país fui eu. Então é isso, estou pronto preparado para ser o melhor prefeito que o Recife já viu".
A transmissão ao vivo pode ser acompanhada ainda pela Rádio Folha FM 96,7 ou pelo canal da Folha de Pernambuco no YouTube.