Logo Folha de Pernambuco

Eleições Recife 2024: Com instituições, João Campos reafirma compromisso com a primeira infância

Prefeito recebeu cartas com propostas para viabilizar mais avanços para esse público no Recife

Fotos: Edson Holanda/Frente Popular do Recife

O prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), recebeu, nesta sexta-feira (27), ao lado de seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), representantes de entidades ligadas à primeira infância. O socialista ouviu propostas e reafirmou o compromisso de seguir priorizando essa área na cidade em um segundo mandato, por meio da aplicação do orçamento da Prefeitura em novos projetos para esse público, como o Hospital da Criança do Recife e as Praças da Infância. 

“A gente não está conversando com a sociedade civil só agora, mas fizemos isso no mandato, com coparticipação das instituições, dividindo acertos e responsabilidades. Estamos fazendo muitas construções lúdicas: a requalificação de 195 praças; Praças da Infância; o Hospital da Criança, que vai ter uma escola dentro e é um marco histórico; a expansão da atenção básica de saúde, que tem um impacto grande na primeira infância; e a duplicação das vagas de creche, que levou esses equipamentos a regiões que não tinham nenhuma vaga. No meio dessa caminhada, a gente olha pra trás e vê que o primeiro trecho valeu a pena”, afirmou.

João Campos também reforçou propostas como a de triplicar o número de vagas de creche em relação ao que existia em 2021, a entrega de parques e Praças da Infância e o uso do Conecta Recife para integrar serviços de saúde, educação e assistência social com foco na primeira infância. “Estou aqui assinando cartas-compromisso, reafirmando nosso posicionamento, que é de trabalho, investimento e priorização do orçamento público para a infância. Fizemos isso até agora. Então, com muita serenidade, eu assino aqui, porque todas essas instituições colaboram e vão colaborar no cuidado com a criança junto com a Prefeitura”, declarou.

A oficial de Saúde e Desenvolvimento Infantil do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Juliana Vergetti, destacou a importância de garantir recursos para as ações. “Cada dólar que a gente investe na criança gera retorno de seis dólares para a cidade. Quando a criança tem esse olhar integral e integrado, vai crescer, se desenvolver e promover uma cultura de paz. E entre as recomendações que fazemos, está o orçamento. Fico feliz de saber que o Recife é uma cidade que prioriza as crianças, porque, para fazer com que as ações sejam eficazes, tem que ter recursos”, avaliou.

Também marcaram presença no encontro os representantes da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI), Rogério Morais, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Pernambuco (UNCME), Vaneska Melo, e da Urban95, Matheus Ribeiro. Além dessas entidades, a Associação Internacional Francesco Tonucci também teve propostas entregues ao prefeito.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter