Eleições Recife 2024: Dani Portela participa de passeata do Dia Nacional da Pessoa Surda
A caminhada aconteceu na Avenida Conde da Boa Vista e seguiu até a Alepe nesta quinta (26)
Nesta quinta-feira (26), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (Psol), participou da XIX Passeata dos Surdos, que marca o Dia Nacional da Pessoa Surda no Recife.
“Estamos aqui, no Dia Nacional da Comunidade Surda, para apoiar e lutar por acessibilidade e por inclusão em todas as políticas públicas. Nós queremos mais acesso à saúde, para que uma pessoa surda seja atendida numa emergência a qualquer momento. Queremos escolas com mais intérpretes de Libras e salas bilíngues também nos cursos técnicos de formação. Ansiamos por política de moradia, de saúde e de educação, porque inclusão é mudança de atitude.”, manifestou a candidata.
A caminhada aconteceu na Avenida Conde da Boa Vista, área central do Recife, e seguiu até a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento foi organizado pela Associação de Surdos de Pernambuco (ASSPE) e este ano trouxe como tema principal, "Lutar e Progredir em Conquistas na Sociedade".
Leia Também
• Eleições Recife 2024: Dani Portela propõe reformas na saúde para população com deficiência
• Eleições Recife 2024: Dani Portela destaca moradia popular para revitalizar o centro do Recife
• Eleições Recife 2024: Dani Portela assina Carta se comprometendo com pautas do SUAS
A passeata busca conscientizar e discutir a importância de políticas públicas para a inclusão e direitos da comunidade surda. A caminhada também é uma forma de promover o diálogo sobre as barreiras enfrentadas diariamente, como a falta de intérpretes em serviços públicos, além de enfatizar que a surdez não é uma deficiência, mas parte da diversidade humana. Essa mobilização é fundamental para garantir que a comunidade surda seja vista e respeitada.
Em seu plano de governo, Dani Portela (PSOL/ Rede) tem como proposta assegurar o correto atendimento às pessoas com deficiência nos equipamentos públicos de educação e saúde. Assim como promover acessibilidade cultural, lazer, física e comunicacional. Ela também vai fomentar serviços de audiodescrição, intérpretes de libras e alertas de hipersensibilidade sensorial, contando com o suporte de profissionais específicos à disposição em todos os espaços de atendimento público.