Eleições Recife 2024: João Campos defende a introdução de câmeras corporais na Guarda Municipal
Sabatina contará com os 3 candidatos que tiveram 5% ou mais na pesquisa Datafolha do dia 22/08
Em sabatina concedida ao G1 nesta terça-feira (27), o prefeito do Recife e candidato à reeleição João Campos (PSB) detalhou suas propostas para um segundo mandato, destacando um plano para a segurança pública e melhorias na infraestrutura educacional e urbana.
Armamento gradual da Guarda Municipal e introdução de câmeras corporais
Um dos pontos abordados por Campos foi o plano de armar gradualmente a Guarda Municipal. Segundo o prefeito, a implementação do armamento será feita de forma cautelosa e controlada. O plano inclui a introdução de câmeras corporais (bodycams) para garantir a transparência nas ações dos agentes.
Leia Também
• Eleições Recife 2024: João Campos afirma que mais 70% do investimento da sua gestão foi na periferia
• Eleições Recife 2024: João Campos participa de inauguração de comitês neste domingo (25)
• Eleições Recife 2024: João Campos promete retomada de obra da Ponte Giratória até final do ano
“Eu não acho que arma é a grande solução para segurança, não. Tanto é que a gente vai fazer isso de forma pontual e gradual com sistemas de controle, implantando o bodycam e sistemas de treinamento. Então, o primeiro passo é o treinamento para os guardas que vão passar a ter, que começaram pelo GTO, que é o Grupo Tático Operacional da guarda”, afirmou Campos.
A primeira fase do projeto será dedicada ao treinamento intensivo dos membros do Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal, que receberão pelo menos seis meses de preparação antes de serem armados.
Campos enfatizou que a medida visa complementar a segurança em áreas que necessitam de presença ostensiva, sem confundir o papel da guarda com o das polícias civil e militar.
"A distribuição que existe, o poder de polícia é conferido não à guarda, é conferido às polícias civil e militar. E isso é sob responsabilidade do governo Estadual. O nosso papel é primordial, cidadão e patrimonial. Então, o nosso foco específico é esse para não criar nenhum tipo de confusão na cabeça das pessoas que estão ouvindo", pontuou.
Expansão de vagas em creches
Outro compromisso destacado por Campos é a ampliação das vagas em creches municipais. O prefeito anunciou que pretende triplicar o número de vagas oferecidas desde o início de seu primeiro mandato, aumentando o total de 14 mil para 21 mil.
“Quando eu falei de creche, por exemplo, a gente fez o dobro e agora firmei um compromisso de fazer o triplo, porque o dobro é bom, é importante, mas ainda não é suficiente”, explicou Campos.
Recuperação do centro do Recife
João Campos também prometeu medidas para revitalizar o Centro do Recife. Entre as ações, está o perdão de dívidas de imóveis para aqueles que se comprometerem a reabrir e utilizar os espaços. O prefeito mencionou que a recuperação da área inclui o incentivo à habitação e a implementação de projetos de retrofit.
“Não é perdoar a dívida pra ele ficar fechado, não. É perdoar se ele for ficar aberto”, esclareceu.
Questões políticas e críticas
Em relação à sua possível candidatura ao governo de Pernambuco em 2026, Campos não se comprometeu a cumprir um segundo mandato, afirmando que o foco deve ser a eleição de 2024.
“Eu vou falar sobre a eleição de 2024, falando tudo que eu fiz e me comprometendo com o que eu ainda vou fazer. Eu acho que é isso que o eleitor espera de mim, é que possa falar com clareza sobre o Recife e assim eu vou seguir”, disse.
Sobre a ampliação das faixas azuis, uma das promessas anteriores que não foi cumprida, Campos explicou que a medida se revelou inviável devido a problemas de infraestrutura e tráfego.
“A implantação poderia causar uma inviabilidade em cruzamentos, em pontos de passagens, em saídas de bairros, mudanças de regiões da cidade, que isso poderia ter um efeito contrário ao esperado”, afirmou.
Escolha do vice-Prefeito
João Campos também comentou sobre a escolha de Victor Marques como seu vice-candidato. Marques, ex-chefe de gabinete de Campos e membro do PCdoB, foi elogiado pelo prefeito como alguém com profundo conhecimento da gestão municipal.
“Eu não tenho nenhuma dúvida que Victor é uma pessoa extremamente preparada, que conhece da gestão como ninguém, que acompanhou todos os dias, todas essas realizações”, disse Campos.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.