Eleições Recife 2024: João Campos destaca propostas para dinamizar habitação e comércio no Centro
Campos também abordou a redução de tributos, como IPTU e ISS
Nesta terça-feira (3), o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), apresentou suas propostas para a revitalização do Centro da cidade durante uma sabatina promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento, conduzido pelo presidente da CDL, Frederico Leal, e que contou com a presença de outros representantes do setor, teve como foco as ações de regeneração urbana e o estímulo à economia local.
Em sua fala, João Campos destacou os investimentos realizados até o momento. Entre as iniciativas já em curso estão a reforma do Camelódromo e a revitalização do Mercado de São José, bem como melhorias na infraestrutura viária, como as obras de drenagem na Avenida Sul e mudanças na Avenida Dantas Barreto.
Leia Também
• Eleições Recife 2024: João Campos afirma não ter jogo ganho
• Lula virá ao Recife para a campanha de João Campos, diz Humberto Costa
• Eleições Recife 2024: João Campos anuncia requalificação do Mercado da Encruzilhada
“Foram mais de R$ 130 milhões de investimento público, criamos uma instância específica de gestão do Centro, que foi o Recentro, e agora o nosso foco é o incremento de moradia nessa região. Por isso, a gente vai perdoar as dívidas daqueles imóveis que tiverem alvará de construção para retrofit e trocar adicional construtivo em outra área da cidade para quem fizer moradia no Centro. A gente tem também um projeto de PPP [parceria público-privada] de locação social, com mais de 1,1 mil unidades habitacionais. Então, se a gente consegue ter mais gente morando no Centro, vai impactar o comércio, tendo em vista que vamos trazer mais pessoas para utilizar os serviços no Centro”, explicou.
João Campos também abordou a redução de tributos, como IPTU e ISS, e a isenção de taxas de licenciamento urbano e ambiental para novos empreendimentos imobiliários na região. Essas medidas visam estimular o desenvolvimento e atrair novos investimentos para o Centro, o que, segundo o prefeito, terá um impacto positivo no comércio local.
Outra iniciativa destacada foi a desapropriação e doação dos edifícios Trianon e Cine Art-Palácio para a criação de um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além do planejamento de uma nova modelagem urbanística e econômica para a Avenida Guararapes, com previsão de detalhamento para 2025.
“Temos uma equipe preparada, criteriosa desde a preparação de um projeto, para ter capacidade de execução. E é por isso que as pessoas veem as obras começando e terminando. A gente conseguiu fazer esse dever de casa e entende que é a hora de dar um novo passo no Centro da cidade”, afirmou o prefeito.