Eleições Recife 2024: João Campos tem 76%, mostra Datafolha
Candidato à reeleição subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento
Leia Também
• Eleições Recife 2024: Confira a agenda dos candidatos para esta quinta-feira (19)
• Eleições Recife 2024: Tecio Teles reafirma suas propostas no bairo da Torre, na Zona Norte
A quarta pesquisa do Instituto Datafolha, que analisa a intenção de votos para as Eleições Municipais do Recife, apontou João Campos (PSB) com 76% das intenções do eleitorado na cidade. A posição do candidato que disputa a reeleição da chefia municipal aumentou 2 pontos percentuais em comparação com o levantamento anterior.
Logo atrás dele, estão: Gilson Machado (PL), com 9%; Daniel Coelho (PSD), com 5%; Dani Portela (PSOL), com 3% e Técio Teles (Novo), com 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os outros nomes que disputam o pleito no município não foram citados nessa etapa da entrevista.
Já para os votos brancos e nulos, a Datafolha indicou que a porcentagem dos recifenses que optam por essas modalidades caiu para 3%, a análise anterior indicava 4% das intenções para brancos e nulos.
Os dados são da pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, registrada sob o número PE-02953/2024 na Justiça Eleitoral. O nível de confiança é de 95% e foram ouvidos 910 eleitores na cidade do Recife, entre a última terça (17) e quarta-feira (18).
Rejeição
O instituto de pesquisas também levanta os números de rejeição de cada candidato, perguntando em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum. No índice de desaprovação, o candidato do PL, Gilson Machado, sai à frente com 43%, representando uma alta de 4 pontos percentuais quando comparado com o último estudo.
Ludmila Outtes (UP) manteve o percentual de 35%, enquanto Daniel Coelho subiu para 34%, antes era 32%. Tecio Teles também aumentou sua rejeição, passando de 29% para 30%. Já Dani Portela cresceu de 26% para 29%, e Victor Assis (PCO) teve uma leve queda, de 28% para 27%. Simone Fontana (PSTU) permanece com 27%.
João Campos caiu de 8% para 7%. Aqueles que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum candidato representam 2% dos entrevistados, uma queda em relação aos 3% anteriores. Os que rejeitam todos ou não votariam em nenhum continuam em 2%, e a parcela que não sabe também diminuiu, passando de 6% para 4%.
Espontânea
Na entrevista espontânea, em que não é citado nenhum dos nomes presentes da disputa, o atual prefeito também se posiciona à frente, com 63% do apoio dos eleitores no Recife.
Na sequência, vem Gilson Machado, passando de 5% para 6%. Daniel Coelho, Dani Portela e a opção "no atual" mantiveram-se estáveis em 2%, 2% e 1%, respectivamente. Para “outras respostas”, o número foi de 9%. Brancos, nulos ou nenhum candidato subiu de 3% para 4%. Os que disseram não saber em quem votar nas eleições municipais do Recife caiu significativamente, passando de 22% para 13%.
Popularidade
No nível de conhecimento dos candidatos pela população, João Campos acumulava 99%; Daniel Coelho, 89%; Dani Portela, 55%; Gilson Machado, com 23%; Técio Teles, 40%; Simone Fontana, 28%; Ludmila Outtes, 19% e Victor Assis, com 12%.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.