Logo Folha de Pernambuco

Eleições Recife 2024: Justiça Eleitoral suspende inserções de Gilson Machado sobre creches

Candidato pode ser multado em até R$ 20 mil em caso de desobediência

Gilson Machado em entrevista a Rádio Folha - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A luta jurídica desde que começou o guia eleitoral e as inserções na rádio e TV não deve acabar tão cedo. Nesta quinta-feira (5), a Justiça Eleitoral acolheu um pedido candidato à reeleição para a Prefeitura do Recife, João Campos (PSB), e determinou a retirada de quatro inserções do candidato Gilson Machado (PL) do horário eleitoral gratuito, em caráter provisório, até o julgamento do mérito ainda na primeira instância. 

Segundo a campanha de João Campos, a decisão endurece a punição ao candidato do PL, “se ele continuar disseminando fake news sobre a gestão das creches do Recife”. Nas inserções suspensas, Gilson faz acusações diretas contra o prefeito. 

“As medidas atendem ações movidas pela Frente Popular do Recife, que alegou ter havido a disseminação de conteúdo difamatório, calunioso e inverídico sobre o tema. Com isso, já chegam a três as decisões que reconheceram que o postulante do PL divulgou notícias falsas na campanha eleitoral”, ressalta a nota oficial.

No seu despacho, a juíza Nicole de Faria Neves, da 004ª Zona Eleitoral, justificou a decisão afirmando que “esse tipo de propaganda não é tolerada conforme preceitua o art. 22 da Res TSE nº 23610/2019 em seu inciso X que, preceitua que não será tolerada propaganda que calunie, difame ou injurie qualquer pessoa”.

A magistrada também ressaltou que a legislação eleitoral, no art. 2º da Res.-TSE nº 23.714/2022, veda “a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os processos de votação, apuração e totalização de votos”. Com isso, a campanha de Gilson Machado deverá suspender a veiculação do conteúdo por qualquer meio, sob pena de multa de R$ 20 mil por cada descumprimento.

Emílio Duarte, advogado do PL Recife, explicou que a Justiça interpretou a crítica como pessoal, mas reforçou que não houve aplicação de multa, já que a campanha cumprirá a decisão. “A gente não levou multa, não tem multa, porque cumprimos rigorosamente a legislação eleitoral, como fazemos desde a pré-campanha”, afirmou o advogado.

Por meio de nota, a assessoria de Gilson Machado declarou que Gilson Machado (PL) denunciou aos órgãos oficiais as irregularidades em creches conveniadas à Prefeitura do Recife. O candidato disse ainda que está preparando uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para investigar abuso de poder político.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento
Futebol

Guardiola diz que fica no City mesmo que o clube seja punido com rebaixamento

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea
teatro

Grupo Magiluth é destaque em livro sobre dramaturgia contemporânea

Newsletter