Eleições Recife 2024: Na UFPE, candidatos têm primeiro debate frente a frente

O atual prefeito, João Campos, não participou do encontro pois estava no sertão

Sem João Campos, candidatos participam do primeiro debate da campanha - Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

O primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura do Recife, promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE), ocorreu nesta quarta-feira (18), às 14h, na Universidade Federal de Pernambuco. O evento contou com a participação de todos os candidatos, exceto o atual prefeito João Campos (PSB), que estava em Afogados da Ingazeira para acompanhar o sepultamento de José Patriota, ex-prefeito da cidade sertaneja e deputado estadual pelo PSB. Durante o debate, a ausência de Campos foi lamentada por seus oponentes.

No primeiro bloco, Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD) dirigiram críticas à gestão de Campos, com foco em alegações de irregularidades na administração das creches e sobre a rigorosidade da Justiça Eleitoral na retirada de inserções. Dani Portela (PSOL) questionou as Parcerias Público-Privadas (PPPs) enquanto Ludmila Outtes (UP) apresentou seu partido como uma alternativa jovem para a política local. Tecio Teles (Novo) posicionou-se como uma alternativa “lúcida” para a direita e Simone Fontana (PSTU) declarou sua intenção de enfrentar o empresariado da cidade. Victor Assis (PCO), por sua vez, direcionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) em meio ao indeferimento de sua candidatura.

No segundo bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer perguntas uns aos outros. Gilson Machado abordou fez críticas a gestão das creches, Daniel Coelho debateu desigualdade social, Dani Portela voltou a criticar as PPPs, Tecio Teles escolheu falar sobre violência e a guarda municipal, Ludmila Outtes focou na saúde, e Simone Fontana atacou a extrema-direita e o governo Bolsonaro. Victor Assis reiterou o apoio do seu partido ao grupo fundamentalista Hamas.

Durante o bloco, uma confusão entre militantes da Unidade Popular e do Partido Novo causou uma breve interrupção no debate. A situação ocorreu durante uma pergunta de Tecio Teles a Ludmila Outtes, quando um militante da UP se levantou e gritou, com o dedo em riste, para o apoiador do candidato do Novo, que pediu calma. 

Nos dois blocos finais, os candidatos responderam perguntas sorteadas pela ADUFEPE. No último bloco, Tecio Teles obteve direito de resposta após ser chamado de "genocida" por Victor Assis. O debate foi encerrado por volta das 17h, com os candidatos destacando a importância deste primeiro encontro, que é um dos três previstos para a campanha deste ano.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: gestão do município é desaprovada por 63%

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa
Eleições 2024

Pesquisa Folha/IPESPE/Cabo: confira o peso das influências políticas na disputa

Newsletter