Logo Folha de Pernambuco

Eleições Recife 2024: Primeiro debate foca em creches, saneamento e geração de empregos

Os principais embates da noite aconteceram entre João e Gilson; e Daniel com o atual prefeito

Candidatos à Prefeitura do Recife em primeiro debate televisivo da campanha - Maysa Sena/Folha de Pernambuco

Na noite desta terça-feira (1), os candidatos à Prefeitura do Recife participaram do primeiro debate televisivo promovido pela TV Jornal. O evento reuniu Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB) e Tecio Teles (Novo). Todos os prefeituráveis convidados são filiados a partidos com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, conforme exige a legislação eleitoral. 

Primeiro bloco

O debate começou com os candidatos se apresentando brevemente aos eleitores. Dani Portela focou no combate à desigualdade e acenou aos eleitores do presidente Lula (PT). Daniel Coelho destacou os problemas do Recife e falou em recuperar o protagonismo da cidade. Tecio Teles se apresentou como uma alternativa à direita, frisando que não tem familiares na política. Gilson Machado celebrou a oportunidade de debater e abordou a questão da violência na cidade. Já João Campos agradeceu aos eleitores pela oportunidade de ser prefeito.

Na sequência, o modelo do debate abriu espaço para os enfrentamentos entre postulantes. Gilson Machado abriu os embates perguntando a João Campos sobre a gestão das creches dos municípios e fez acusações ao modelo adotado pelo governo. Em resposta, o prefeito defendeu o modelo de convênios, regulamentado pelo Ministério da Educação, segundo ele, e mencionou as derrotas de Machado na Justiça Eleitoral sobre o tema.

Em seguida, Campos perguntou a Tecio Teles sobre drenagem urbana, enquanto o candidato do Novo questionou Dani Portela sobre a gestão do PSOL em Belém-PA. Dani, por sua vez, indagou Daniel Coelho sobre o Grande Recife Consórcio de Transportes, criticando a governadora Raquel Lyra (PSDB), aliada do pessedista. O pessedista lamentou a crítica e defendeu a governadora, afirmando que Portela estava atacando "uma mulher que não estava presente para se defender". Por fim, Coelho e Gilson Machado debateram sobre desigualdade social e os gastos da Prefeitura.

Segundo bloco

No segundo bloco, os temas das perguntas foram sorteados. Daniel Coelho questionou João Campos sobre a universalização do saneamento básico. Em seguida, João Campos perguntou a Gilson Machado sobre geração de empregos, destacando os 90 mil postos criados em sua gestão e os programas de qualificação profissional. Gilson respondeu que o prefeito "não faz mais que sua obrigação".

Na sequência, Gilson questionou Tecio Teles sobre a Guarda Municipal. Já Tecio perguntou a Dani Portela sobre a gestão metropolitana, enquanto Dani, por fim, indagou Daniel Coelho sobre Parcerias Público-Privadas na área da saúde.

Terceiro bloco

No último bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer suas considerações finais. Daniel Coelho relembrou sua trajetória política e comprometeu-se a melhorar a cidade. Dani Portela reiterou seu compromisso com a redução da desigualdade social. João Campos agradeceu a oportunidade de cuidar do Recife. Gilson Machado apelou ao eleitorado conservador, e Tecio Teles encerrou destacando a importância de uma oposição forte e independente no cenário político.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

"Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás", diz presidente da Petrobras

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

Newsletter