Eleições Recife 2024: Primeiro debate foca em creches, saneamento e geração de empregos

Os principais embates da noite aconteceram entre João e Gilson; e Daniel com o atual prefeito

Candidatos à Prefeitura do Recife em primeiro debate televisivo da campanha - Maysa Sena/Folha de Pernambuco

Na noite desta terça-feira (1), os candidatos à Prefeitura do Recife participaram do primeiro debate televisivo promovido pela TV Jornal. O evento reuniu Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD), Gilson Machado (PL), João Campos (PSB) e Tecio Teles (Novo). Todos os prefeituráveis convidados são filiados a partidos com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, conforme exige a legislação eleitoral. 

Primeiro bloco

O debate começou com os candidatos se apresentando brevemente aos eleitores. Dani Portela focou no combate à desigualdade e acenou aos eleitores do presidente Lula (PT). Daniel Coelho destacou os problemas do Recife e falou em recuperar o protagonismo da cidade. Tecio Teles se apresentou como uma alternativa à direita, frisando que não tem familiares na política. Gilson Machado celebrou a oportunidade de debater e abordou a questão da violência na cidade. Já João Campos agradeceu aos eleitores pela oportunidade de ser prefeito.

Na sequência, o modelo do debate abriu espaço para os enfrentamentos entre postulantes. Gilson Machado abriu os embates perguntando a João Campos sobre a gestão das creches dos municípios e fez acusações ao modelo adotado pelo governo. Em resposta, o prefeito defendeu o modelo de convênios, regulamentado pelo Ministério da Educação, segundo ele, e mencionou as derrotas de Machado na Justiça Eleitoral sobre o tema.

Em seguida, Campos perguntou a Tecio Teles sobre drenagem urbana, enquanto o candidato do Novo questionou Dani Portela sobre a gestão do PSOL em Belém-PA. Dani, por sua vez, indagou Daniel Coelho sobre o Grande Recife Consórcio de Transportes, criticando a governadora Raquel Lyra (PSDB), aliada do pessedista. O pessedista lamentou a crítica e defendeu a governadora, afirmando que Portela estava atacando "uma mulher que não estava presente para se defender". Por fim, Coelho e Gilson Machado debateram sobre desigualdade social e os gastos da Prefeitura.

Segundo bloco

No segundo bloco, os temas das perguntas foram sorteados. Daniel Coelho questionou João Campos sobre a universalização do saneamento básico. Em seguida, João Campos perguntou a Gilson Machado sobre geração de empregos, destacando os 90 mil postos criados em sua gestão e os programas de qualificação profissional. Gilson respondeu que o prefeito "não faz mais que sua obrigação".

Na sequência, Gilson questionou Tecio Teles sobre a Guarda Municipal. Já Tecio perguntou a Dani Portela sobre a gestão metropolitana, enquanto Dani, por fim, indagou Daniel Coelho sobre Parcerias Público-Privadas na área da saúde.

Terceiro bloco

No último bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer suas considerações finais. Daniel Coelho relembrou sua trajetória política e comprometeu-se a melhorar a cidade. Dani Portela reiterou seu compromisso com a redução da desigualdade social. João Campos agradeceu a oportunidade de cuidar do Recife. Gilson Machado apelou ao eleitorado conservador, e Tecio Teles encerrou destacando a importância de uma oposição forte e independente no cenário político.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 
 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

HMAR - EDITAL PE 90021.2024

HMAR - EDITAL PE 90021.2024

Newsletter