Eleições Recife 2024: primeiro guia eleitoral não foge do esperado
Propaganda eleitoral começou a ser divulgada nas tvs e rádios na tarde; veja como foi
A pouco mais de um mês das eleições para a Prefeitura do Recife, a propaganda eleitoral na Rádio e na TV, conhecido como guia eleitoral, teve início nesta sexta-feira (30).
O guia segue como uma das principais vitrines para apresentar as candidaturas e auxiliar os eleitores na hora de definir seus votos.
Apenas quatro candidatos ao Executivo da capital apareceram no horário gratuito na televisão, dos oito registrados, já que os partidos dos outros postulantes não atingiram a cláusula de barreira definida em lei federal – que estabelece a necessidade das legendas terem eleito um número mínimo de deputados federais em 2022 para ter direito a aparecer no guia.
A ordem das propagandas do primeiro dia, definidas via sorteio no Tribunal Regional Eleitoral ficou: Gilson Machado (PL) com 2 minutos e 5 segundos; Dani Portela (Psol) com 30 segundos; Daniel Coelho (PSD) com 2 minutos e 5 segundos e, por último, João Campos (PSB) com 4 minutos e 45 segundos.
Gilson Machado, usou seu tempo para apresentar um pouco de sua história e o orgulho de pertencer ao Nordeste e suas raízes culturais. O ex-ministro do governo Bolsonaro também falou sobre sua estreita relação com o ex-presidente e fez críticas às gestões dos opositores.
Leia Também
• Eleições Recife 2024: Daniel Coelho traz retrato de pessoas em situação de pobreza em guia eleitoral
• Eleições 2024: Campanha entra em nova fase com início do guia
• Guia eleitoral começa nesta sexta-feira (30). Confira quais são as apostas do prefeito João Campos
Já a coligação “Recife com a Cara da Gente”, comandada pela Federação Rede-Psol, representada pela candidata Dani Portela, usou seu meio minuto para dizer que Recife “precisa de uma mulher negra como prefeita” e convidou todos para “conhecer suas propostas e campanha nas ruas e redes sociais”.
Já o candidato Daniel Coelho, da coligação “Recife Levado a Sério” usou imagens de pessoas em “situação de pobreza com cartazes em mãos remetendo à fome e à miséria”. Mergulhando no seu slogan de campanha “Recife sem Filtro”, o pessedista trouxe a história de “Dona Lena”, mostrando sua moradia e condições de vida, tecendo críticas à atual gestão. Daniel finalizou dizendo que “é preciso ver o Recife de perto” e “com carinho para poder transformá-lo”.
Finalizando a primeira aparição do guia, o candidato à reeleição pela coligação “Frente Popular do Recife”, João Campos, com o maior tempo, iniciou falando que “governar é um ato de amor”. Também trouxe sua trajetória de vida, fazendo ligação “às suas raízes políticas” como filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto do também ex-governador, Miguel Arraes.
Além disso, ele ressaltou “as obras e feitos de sua gestão na educação, saúde, infraestrutura”, entre outras. Ele também falou “de como o Recife foi, durante a pandemia, a única cidade do Brasil a ter hora marcada para a aplicação de vacinas e a construção do Hospital da Criança, já em andamento”. O guia encerrou com pedido de reeleição.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.