Logo Folha de Pernambuco

Eleições Recife 2024: Raquel Lyra participa de primeiro ato oficial da campanha de Daniel Coelho

O comitê oficial do candidato à prefeitura do Recife foi lançado neste domingo (1º)

Eleições Recife 2024: Raquel Lyra participa de primeiro ato oficial da campanha de Daniel Coelho - Arthur de Souza

Com um discurso evidenciando as ações promovidas em sua gestão, a governadora Raquel Lyra (PSDB) participou, neste domingo (1º), do lançamento do comitê oficial do candidato a prefeito do Recife Daniel Coelho (PSD), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Este foi o primeiro ato oficial da campanha de Daniel que a gestora estadual esteve presente. 

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), o ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula (PSD) e a vice de Daniel, Mariana Melo (PSDB), também participaram do evento. 

No início do seu discurso, a governadora relembrou a sua gestão enquanto prefeita de Caruaru e como Daniel e Priscila estiveram presentes durante os seus mandatos. 

“Depois de dois mandatos como prefeita de Caruaru, que vocês me ajudaram muito [Daniel e Priscila], eu dizia assim: “o que eu tenho garantido é a metade das emendas parlamentares de Daniel”. E Priscila estava sempre sendo também a nossa voz na Assembleia Legislativa. O mundo e a vida não são feitos de coincidências, a vida é feita de destino. E o destino sempre nos trouxe a conseguir dar um passo à frente”. 

A construção de creches em Pernambuco na gestão atual também foi um tema exaltado por Raquel Lyra. 

“Quando a gente foi falar de creches em Pernambuco, diziam que era impossível construir 250 creches. Sabe o que faltava, decisão política. A gente age de um jeito diferente. Colocamos R$ 1 milhão em Pernambuco para poder construir creche. E 51 dessas creches, daqui a pouco tempo, talvez 30 dias, no máximo, a gente já começa a construir em 42 municípios”, pontuou. 

Ela também ressaltou o programa Mães de Pernambuco que atende 92 mil mães com crianças de 0 a 6 anos que estão na extrema pobreza. “Cada uma delas está recebendo R$ 300 a mais por mês para fortalecer o seu orçamento familiar.” 

A governadora comentou, ainda, que foi 53 vezes à Brasília para fazer parcerias com ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trazendo recursos ao Estado. "A nossa preocupação não é com as próximas eleições, é com as futuras gerações.”

Por fim, reforçou a candidatura de Daniel Coelho e afirmou que está fazendo uma “campanha falando verdade, discutindo e levando reflexão a uma população inteira”. 

“Aqui tem muita gente que pode trabalhar todo dia para levar essa mensagem adiante, para poder discutir com as pessoas, com os seus amigos, familiares, colegas de trabalho, que é um caminho de mudança real que está posto e de gente honesta, trabalhadora, e esse caminho é fazer Daniel prefeito. Vamos para cima, porque eleição é feita todo dia, é de manhã, de tarde, de noite trabalhando. Esse jogo só termina com voto na urna e vamos levar para o segundo turno”, disse. 

Em sua fala, o candidato pela coligação "Recife Levado a Sério" (PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza) Daniel Coelho fez críticas à gestão do prefeito João Campos (PSB). 

“O seu governo, Raquel, ofereceu três cozinhas populares à cidade do Recife. Enquanto municípios pequenos no interior, enquanto outras cidades da Região Metropolitana estão agarrando esses investimentos e fazendo mais, numa visão pequena e mesquinha a prefeitura do Recife preferiu não implantar as cozinhas populares em parceria com o Governo do Estado. Para eles, vale mais um projeto de poder, vale mais afastar qualquer parceria com o Governo do Estado, do que matar a fome de quem precisa.” 

A candidata a vice Mariana Melo destacou sua preparação. "Outro dia me perguntaram se eu me sentia preparada para estar aqui. Minha preparação vem de longa data. Desde quando eu morava nas comunidades do Totó, do Curado, e do Ibura, eu já vinha me preparando para ocupar posições como essa", declarou. 

A vice-governadora Priscila Krause se referiu à Mariana, Daniel e Raquel durante o seu discurso e salientou o conhecimento do candidato acerca da cidade do Recife. 

“A gente precisa que governe essa cidade alguém que conheça não só os locais do Recife e Daniel conhece os quatro cantos dessa cidade. A gente precisa de alguém que conheça pela formação que teve e pela militância que exerceu, o coração do povo recifense. E você [Daniel], meu amigo, conhece os sentimentos do nosso povo. Conhece as alegrias e conhece as angústias, conhece o coração de cada um, e os problemas específicos de seus bairros e suas regiões.”

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter