Logo Folha de Pernambuco

Eleições Recife 2024: vitória de João Campos firma legado e entra para a história

Campos é o prefeito eleito mais votado da história do Recife

Eleições Recife 2024: vitória de João Campos firma legado e entra para a história - Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Com uma vitória histórica marcada pela emoção com as conquistas do presente e pela reverência ao passado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) foi reeleito gestor da capital pernambucana, neste domingo (6).

A votação expressiva de 725.721 votos (78,11%) tornou Campos o prefeito eleito mais votado da história da cidade desde a retomada do voto direto para o cargo, em 1985.  

Acompanhado da mãe, Renata Campos, e de diversos aliados, o prefeito reeleito comemorou a vitória ao lado de apoiadores no Hotel Luzeiros, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A celebração foi estendida no seu comitê de campanha, no Poço da Panela, bairro da Zona Norte da capital.  

Em seu discurso, João reforçou que não adianta aparecer somente no tempo de eleição e prometeu retribuir os votos recebidos com muito trabalho. Ainda durante as comemorações do resultado, o gestor municipal, inclusive, afirmou que estará hoje inaugurando obras no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife.

"Tenho absoluta noção, nesse momento, que a gente pode retribuir com muito trabalho. A política, mais do que nunca, precisa estar na rua, próxima às pessoas. Não adianta aparecer só no tempo da eleição. É preciso ter serviço prestado. É preciso se dedicar e poder fazer no dia a dia. Então, a minha alegria hoje é muito grande".  

Dedicação
Emocionado, João Campos dedicou a vitória à população do Recife e ao seu pai, o ex-governador Eduardo Campos.

"A vitória é do tamanho da generosidade do nosso povo. E queria dedicar também à história do meu pai", mencionou.

Ao lado de líderes políticos, João agradeceu ao seu vice-prefeito eleito, além dos servidores públicos.

"Gratidão ao Recife, ao povo do Recife, a quem nos ajudou a chegar até aqui. Montamos a maior frente política dessas eleições. A todo mundo que se dedicou, servidores e servidoras. Àqueles que trabalharam na gestão, fazendo acontecer todos os dias. Dizer que o sentimento é de coração repleto de alegria", emendou.  

Resultado
O percentual expressivo no resultado era previsto nas pesquisas eleitorais durante a campanha. O socialista vai para o seu segundo mandato desta vez ao lado do vice-prefeito eleito Victor Marques (PCdoB). O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) ficou em segundo lugar com 129.138 votos (13,90%).

Em seguida, aparecem a deputada estadual Dani Portela (PSOL) em terceiro com 35.110 votos (3,78%) e o ex-secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Daniel Coelho, em quarto, com 29.788 votos (3,21%).  

O advogado Tecio Teles (Novo) atingiu 0,79% dos votos (7.342 votos). Já a servidora pública Ludmila Outtes (UP) teve 1.399 votos (0,15%). A professora Simone Fontana (PSTU) ficou com 524 votos (0,06%). O candidato Victor Assis (PCO) teve 132 votos (0,01%), porém a candidatura dele está anulada sub judice.

Veja também

Newsletter