Eleitores encontram dificuldades para justificar o voto por meio do e-Título
O acesso aos locais de votação e a possibilidade de justificar o voto através da internet têm gerado problemas nos canais digitais da Justiça Eleitoral. Eleitores reclamam, nas primeiras horas de votação neste domingo (15). do congestionamento no aplicativo e-Titulo, que está sendo usado neste ano como documento de identificação e como meio de justificativa para os que não podem comparecer às urnas.
Leia também:
Saiba como baixar e utilizar o e-Título
TRE: Poucos problemas com urnas eletrônicas são registrados até o meio desta manhã em Pernambuco
Com corredores apertados, colégio em Casa Forte tem seções tumultuadas
Segundo George Maciel, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), mais de 400 mil pessoas estão usando o aplicativo desenvolvido pela justiça simultaneamente no País.
“A ferramenta foi um suporte a mais que a justiça eleitoral desenvolveu para que as pessoas tenham cuidado durante a pandemia. É comum que haja esse congestionamento, já que 400 mil pessoas estão usando simultaneamente o aplicativo. O aplicativo ainda te dá a informação da seção eleitoral e o número de eleitor”, explica George Maciel.
Para quem quer justificar, o aplicativo permite que a ação seja feita até esta segunda-feira (16). Há os postos presenciais, como aeroportos e terminais rodoviários das cidades, para quem preferir justificar o voto presencialmente.
Qualquer colégio eleitoral fora da zona eleitoral também serve como um ponto de justificativa do voto.