Elições Recife 2024: Dani Portela assume pacto por igualdade racial

Ato aconteceu no lançamento do Manifesto do Quilombo nos Parlamentos nesta quarta (2)

Dani Portela assume pacto por igualdade racial em Lançamento do Manifesto do Quilombo nos Parlamentos - Fran Silva/ equipe Dani Portela

Leia Também

• Eleições 2024: Daniel propõe implementar biorrefinarias para ampliar reciclagem de lixo

• Eleições Recife 2024: Frente Popular ganha direito de resposta em propaganda de Daniel Coelho

• Eleições Recife 2024: Daniel propõe criação e revitalização de áreas de lazer nos bairros da cidade

Durante a noite desta quarta-feira (2), a candidata à prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL/ Rede) participou do Lançamento do Manifesto do Quilombo nos Parlamentos em Pernambuco. A cerimônia aconteceu no Pátio de São Pedro, no centro da cidade.

“Precisamos promover a igualdade, colocando a população negra no orçamento. É preciso gerar emprego e renda, além de promover a saúde integral para população negra. Implementar cotas nos serviços públicos. Não podemos mais admitir que essa população seja a que mais morre no Recife e no país.”, esclareceu a candidata.

Ao longo do evento, Dani Portela explicou algumas das suas propostas de governo para a população negra. Ela destacou a importância da implementação da lei de cotas nos concursos públicos e a necessidade de fortalecer o Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais - GTERER, para avançar na efetivação de algumas leis que vão ajudar a ampliar e investir na formação de professoras e professores para uma educação antirracista.

“Pretendemos recriar o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), garantindo sua plena execução em todas as áreas da gestão municipal. Também vamos atualizar e aplicar o Plano Municipal de Igualdade Racial e transformá-lo em lei. E, por fim, mapearemos as diversas manifestações de Cultura Negra e Afrobrasileira do município, para definir medidas de valorização e apoio à atuação desses grupos.”, finalizou Dani.

O Manifesto Quilombo nos Parlamentos foi lançado em junho de 2022 e surgiu como uma primeira tentativa organizada do movimento negro para ocupar a política institucional de forma suprapartidária e de forma coletiva, impulsionando candidaturas, mandatas e bancadas negras em diversas cidades do Brasil. Neste ano, o Quilombo nos Parlamentos vem com uma estratégia atualizada, focando na vida e no dia a dia das pessoas negras das cidades e do campo.

Tudo a partir das agendas programáticas das quase 300 organizações que compõem a Coalizão Negra por Direitos. Esta é uma iniciativa suprapartidária, tendo por essencialidade o debate racial. O objetivo principal é reduzir o hiato de representatividade de pessoas negras do campo progressista nos poderes legislativo e executivo municipais, para um projeto de país alinhado à luta antirracista, que seja mais justo para todas as pessoas.

 

Veja também

Constituição ampliou direitos políticos do cidadão e completa 36 anos
direitos

Constituição ampliou direitos políticos do cidadão e completa 36 anos

Manchester City vira sobre o Fulham, volta a vencer no Inglês e continua à caça do Liverpool
FUTEBOL INTERNACIONAL

Manchester City vira sobre o Fulham, volta a vencer no Inglês e continua à caça do Liverpool

Newsletter