Em Brasília, Raquel Lyra participa de encontro com Secretário do Tesouro Nacional em busca de crédito
A governadora também participa de encontro com prefeitos de grandes cidades
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) encontrou, nesta quinta-feira (5), o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em Brasília, para discutir a liberação de recursos de operações de crédito para o Estado. A tucana reforçou a importância desses investimentos para impulsionar projetos estratégicos em Pernambuco.
"Esta reunião é um passo importante para garantir que o nosso Estado continue avançando, com investimentos em áreas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Estamos buscando, por meio de operações de crédito, recursos que nos permitam acelerar a execução de projetos estratégicos em todas as regiões, criando mais empregos e oportunidades para os pernambucanos", pontuou.
O encontro contou ainda com a participação da subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais, Suzana Braga.
Capag B+
No mês de novembro, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) conferiu ao Estado de Pernambuco, nesta quinta-feira (14), a nota B+ na Avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) referente ao exercício de 2023. A nova classificação representa um avanço significativo para o Estado, permitindo-lhe retomar o acesso a linhas de crédito com melhores condições, que são vistas como essenciais para investimentos estratégicos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
Este ano, após a classificação, o governo teve a aprovação na Assembleia Legislativa de Pernambuco do Projeto de Lei Ordinária nº 2302/2024, que autoriza o Estado a contrair empréstimos internos e externos de até R$ 3,4 bilhões, com garantia da União.
Os recursos serão destinados ao Programa de Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável, contemplando ações do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal. O repasse será realizado em três parcelas: a primeira em 2024 e as demais em 2025 e 2026.
Leia Também
• Raquel Lyra discute obras viárias com Renan Filho e Fernando Dueire em Brasília
• Raquel Lyra quer desmembrar Secretaria de Educação e Esportes para beneficiar aliado
• Rodrigo Coutinho afirma que já há divisão entre apoiadores de João Campos e Raquel Lyra para 2026
Prefeitos
Raquel Lyra também participou do 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas Eleitos e Reeleitos de Grandes Cidades, promovido pelo movimento Todos Pela Educação. O evento reuniu gestores recém eleitos e lideranças nacionais para debater a educação pública como prioridade estratégica para o desenvolvimento do Brasil.
“Este ambiente de troca é fundamental para que possamos ter rapidez e eficiência na entrega daquilo que a população espera. Hoje estamos entre os três primeiros lugares no Ensino Médio no Brasil. Nomeamos cerca de 8 mil professores e fizemos seleção de gestores escolares, o que há uma década não acontecia”, afirmou Raquel Lyra.
O encontro, que contou com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), também teve a presença de lideranças como Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Rafael Fonteles, governador do Piauí; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro (RJ); e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo (SP).
Agenda
A agenda da governadora na capital federal também teve uma reunião com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deputado Julio Arcoverde. Durante o encontro, foram discutidas emendas orçamentárias para Pernambuco, com o objetivo de assegurar recursos para áreas prioritárias do Estado.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.