Logo Folha de Pernambuco

Em Paulista, Lula pede que estudantes se inscrevam no ENEM

Presidente cumpriu agenda na Região Metropolitana do Recife, nesta quarta (7)

Lula na inauguração do campus do IFPE em Paulista, RMR - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Durante o evento de inauguração do campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu aos estudantes que acompanhavam o evento que realizassem a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem

Entre críticas à gestão do ex-presidente Bolsonaro e declarações sobre a importância da realização do exame, Lula pediu que os estudantes repetissem suas falas e fez com que eles convocassem outros alunos à inscrição no Enem. "É muito importante fazer o Enem. O governo passado desmobilizou a sociedade brasileira para o Enem porque eles não acreditavam na educação”, disse o presidente.

“Eu já tive a idade de vocês, mas vocês vão demorar muito para ter minha idade. Por isso, eu queria começar pedindo para vocês estudarem. Esse [a fase escolar] é o momento mais extraordinário da pessoa humana durante sua passagem pela terra”, completou.

Em seu discurso, Lula também apontou a relação entre os investimentos em ciência e tecnologia com o desenvolvimento do país. “Não existe exemplo de um país que se desenvolveu sem antes investir na educação, que é a base fundamental para o crescimento da pessoa humana. Quanto mais formado a gente estiver, profissionalmente, mais o país vai se valorizar no exterior. Seremos capazes de produzir coisas com competitividade”, afirmou o presidente.

As inscrições para o Enem, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, devem ser feitas até o dia 16 de junho; os interessados devem fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho, com isenção prevista para determinados grupos sociais. 

A inauguração do campus do IFPE em Paulista contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); dos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Teresa Leitão (PT-PE), do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB); além de parlamentares e ministros. 

Veja também

Newsletter