Em reunião com Raquel Lyra e prefeitos, ministro Rui Costa garante recursos para as obras do PAC
Ministro afirmou que contingenciamento de recursos do Governo Federal não afetará execução de obras
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), garantiu a disponibilidade de recursos para execução de obras do Novo PAC, mesmo com o contingenciamento de recursos que o Governo Federal deve anunciar até o fim desta semana. Nesta quarta-feira (27), o político se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e prefeitos do Estado, no Palácio Campo das Princesas.
Rui Costa tranquilizou os prefeitos ao assegurar que o pacote de medidas de contingenciamento de recursos do Governo Federal, que deve ser anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo ministro Fernando Haddad (PT) ainda esta semana, não vai afetar a execução de obras do Novo PAC.
O auxiliar ministerial explicou que já houve um contingenciamento de recursos do PAC anteriormente, e, mesmo assim, as obras continuaram sendo realizadas.
“O que acabei de anunciar aos prefeitos é que, mesmo tendo que fazer ajustes em função do compromisso do presidente Lula com o arcabouço fiscal, não se comprometeu a execução de nenhuma obra, porque o PAC tem, na lei, a possibilidade de remanejar recursos de uma obra mais lenta para uma que está indo mais rápido. Nenhuma obra nestes dois anos teve que reduzir o ritmo por falta de recursos”, enfatizou Rui Costa.
Também participaram a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), e os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes (PDT), e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB).
Leia Também
• Presidente da Amupe destaca os impactos das obras do PAC em Pernambuco
• Raquel Lyra e ministros debatem investimentos do PAC em Pernambuco
• Raquel Lyra se reúne com ministros para discutir obras do PAC em Pernambuco
Agradecimento
A governadora Raquel Lyra agradeceu a vinda dos ministros e destacou que a realização do monitoramento das obras é importante porque une os atores necessários para fazer com que as obras aconteçam.
“Discutimos obras de barragem, de água, mobilidade urbana, saúde, educação. Não tenho dúvidas que ao final, a gente vai conseguir fazer entregas importantes para Pernambuco. A Caravana do PAC ajuda a gente a acelerar elas”, explicou Raquel Lyra.
Entre os prefeitos presentes estiveram o do Recife, João Campos (PSB), o de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), de Paudalho, Marcelo Gouveia (Pode) que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), as prefeitas de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB) e Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), entre outros.
Além dos gestores, a reunião também contou com a participação de representantes de associações de prefeitos e de órgãos do Governo Federal em Pernambuco.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.