Logo Folha de Pernambuco

Em reunião com Raquel Lyra e prefeitos, ministro Rui Costa garante recursos para as obras do PAC

Ministro afirmou que contingenciamento de recursos do Governo Federal não afetará execução de obras

O ministro Rui Costa se reuniu com a governadora Raquel Lyra e prefeitos no Recife, nesta quarta-feira (27) - Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), garantiu a disponibilidade de recursos para execução de obras do Novo PAC, mesmo com o contingenciamento de recursos que o Governo Federal deve anunciar até o fim desta semana. Nesta quarta-feira (27), o político se reuniu com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e prefeitos do Estado, no Palácio Campo das Princesas. 

Rui Costa tranquilizou os prefeitos ao assegurar que o pacote de medidas de contingenciamento de recursos do Governo Federal, que deve ser anunciado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pelo ministro Fernando Haddad (PT) ainda esta semana, não vai afetar a execução de obras do Novo PAC. 

O auxiliar ministerial explicou que já houve um contingenciamento de recursos do PAC anteriormente, e, mesmo assim, as obras continuaram sendo realizadas.

“O que acabei de anunciar aos prefeitos é que, mesmo tendo que fazer ajustes em função do compromisso do presidente Lula com o arcabouço fiscal, não se comprometeu a execução de nenhuma obra, porque o PAC tem, na lei, a possibilidade de remanejar recursos de uma obra mais lenta para uma que está indo mais rápido. Nenhuma obra nestes dois anos teve que reduzir o ritmo por falta de recursos”, enfatizou Rui Costa.

Também participaram a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), e os ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Goes (PDT), e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB).

Agradecimento 
A governadora Raquel Lyra agradeceu a vinda dos ministros e destacou que a realização do monitoramento das obras é importante porque une os atores necessários para fazer com que as obras aconteçam. 

“Discutimos obras de barragem, de água, mobilidade urbana, saúde, educação. Não tenho dúvidas que ao final, a gente vai conseguir fazer entregas importantes para Pernambuco. A Caravana do PAC ajuda a gente a acelerar elas”, explicou Raquel Lyra.

Entre os prefeitos presentes estiveram o do Recife, João Campos (PSB), o de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), de Paudalho, Marcelo Gouveia (Pode) que também é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), as prefeitas de Igarassu, Elcione Ramos (PSDB) e Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), entre outros. 

Além dos gestores, a reunião também contou com a participação de representantes de associações de prefeitos e de órgãos do Governo Federal em Pernambuco.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

PF aponta envolvimento de suplente de senadora em tentativa de golpe
justiça

PF aponta envolvimento de suplente de senadora em tentativa de golpe

Futura equipe de Trump denuncia 'ameaças'
EUA

Futura equipe de Trump denuncia 'ameaças'

Newsletter