Logo Folha de Pernambuco

Em ritmo acelerado Comissão de Justiça da Alepe abre os trabalhos do segundo semestre

Mais de 70 projetos já foram distribuídos para receberem parecer

Comissão de Justiça da Alepe abre os trabalhos do segundo semestre - Foto:Leoncio Francisco/Divulgação

Leia Também

• Por proposição do deputado Sileno Guedes, Alepe promoveu reunião solene em homenagem a Saburido

• Sindifisco dá boas-vindas aos 20 novos Auditores Fiscais nomeados pelo Governo do Estado

• José Patriota apresenta na Alepe voto de protesto contra Romeu Zema

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (8/8), a primeira sessão ordinária deste segundo semestre, que já deu uma noção do volume de trabalho que os deputados terão pela frente nos próximos meses. Mais de 70 projetos já foram distribuídos aos integrantes da comissão  para receberem parecer. Além disso, foi aprovado o projeto de lei do Executivo Estadual que autoriza o Governo de Pernambuco a contrair empréstimo internacional de 32,8 milhões de dólares, que vão financiar o projeto de transformação digital do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), processo que visa a modernização e automação do Judiciário estadual.

“Já iniciamos o semestre com a aprovação desse projeto importante para o Poder Judiciário, que vai beneficiar o cidadão ao proporcionar muito mais agilidade nas consultas e tramitações dos processos, sobretudo no interior do Estado. Ainda esta semana o projeto será votado no plenário da Assembleia, e certamente será aprovado”, explicou o presidente da CCLJ, deputado Antônio Moraes.

 

O parlamentar também comentou a expectativa quanto ao volume de trabalho da Comissão de Justiça neste segundo semestre.

“Já temos mais de 700 projetos na comissão para serem analisados, e é provável que esse número aumente, com a chegada de novas propostas dos poderes Executivo e Judiciário, além daquelas que serão apresentadas pelos parlamentares”, observou Moraes.

A CCLJ é a principal comissão técnica do Legislativo, responsável por avaliar a constitucionalidade de todas as propostas apresentadas à Casa. Somente se receberem parecer favorável de um dos nove parlamentares integrantes, essas matérias podem continuar em tramitação nas demais comissões até serem votadas em plenário. Porém, se algum desses projetos descumprir dispositivos da Constituição, é rejeitado e arquivado pela CCLJ.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.

Veja também

SaGrama inicia celebrações de 30 anos com show no Teatro do Parque neste sábado (2)
SHOW

SaGrama inicia celebrações de 30 anos com show no Teatro do Parque neste sábado (2)

Masculinidade toxica: por que esse tipo de comportamento faz mal também ao próprio homem?
SAÚDE

Masculinidade toxica: por que esse tipo de comportamento faz mal também ao próprio homem?

Newsletter