Em sua posse, presidente do TJPE cita ex-ministro Armando Monteiro Filho como figura notável
Em vida, Armando Monteiro Filho dividiu as atividades de empresário com a política
O empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho, que morreu em 2018 aos 92 anos, foi citado como uma figura notável pelo novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, em seu discurso de posse, que durou quase uma hora, realizado nesta sexta-feira (2).
“A minha terra, meu Pernambuco, meu porto seguro, uma das minhas razões de ser, terra do frevo, do maracatu, do coco, xaxado, da ciranda e do manguebeat, e de figuras notáveis como Frei Caneca, Gilberto Freire, Francisco Brennand, Cícero Dias, Paulo Freire, Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Nabuco, Fernando Lyra, Eduardo Campos, Marco Maciel, Armando Monteiro Filho…", afirmou, ao exaltar personalidades que fizeram história em Pernambuco em várias áreas, como literatura, música e política.
Casado com Do Carmo Monteiro, Armando Monteiro Filho é pai de seis filhos: o presidente do Grupo EQM e da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; Maria Lectícia; Sérgio (falecido aos 15 anos); Horácio; Cláudio e o político Armando Monteiro Neto.
Leia Também
• Em discurso de quase 1h, Ricardo Paes Barreto toma posse no TJPE nesta sexta-feira
• Governadora de PE, Raquel Lyra exalta "tripé de sistema democrático" em posse do TJPE
• Novo presidente do TJPE diz que aguarda decisão do STF sobre orçamento e pede harmonia entre poderes
Filho de Armando de Queiroz Monteiro e de Maria José Dourado de Queiroz Monteiro, ele estudou engenharia na Universidade do Recife, ingressando no ano de 1945. Participou ativamente da política estudantil. No ano de 1954, foi eleito o deputado federal mais votado em Pernambuco. Foi ministro da Agricultura no governo de João Goulart, de 8 de setembro de 1961 a 26 de junho de 1962, nomeado pelo então primeiro-ministro Tancredo Neves.