Logo Folha de Pernambuco

Em última sessão do ano, Alepe faz cerimônia de premiação

Medalha Joaquim Nabuco homenageia personalidades que contribuíram com o poder público

Em última sessão do ano, Alepe faz cerimônia de premiação - Ivaldo Reges

Na última sessão do ano legislativo de 2024, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) transformou o grande expediente em uma sessão solene para a entrega de medalhas Joaquim Nabuco, homenageando pessoas que contribuíram com o poder público. Apesar de uma ordem do dia repleta de projetos a serem votados, inclusive do Executivo, não houve quórum para deliberações nominais.

A ordem do dia estava prevista para as 10h, em plenário, enquanto a entrega das medalhas Joaquim Nabuco estava marcada para as 11h, no Auditório Sérgio Guerra. Com o atraso no início da sessão, os deputados se dirigiram ao auditório, realizando um "grande expediente especial".

Na solenidade, presidida pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), foram entregues as medalhas Joaquim Nabuco na categoria Classe Ouro (Pessoa Física). Os homenageados foram: o empresário da construção civil Gustavo José Moura Dubeux; o empresário da Masterboi, Nelson Bezerra da Silva; o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto; o Defensor Público-Geral do Estado, Henrique Costa da Veiga Seixas; os conselheiros Maria Teresa Caminha Dueire e Carlos Porto de Barros; o médico e professor Eduardo Jorge da Fonseca; e o político e empresário José de Almeida Cordeiro. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também foi agraciado com a medalha, mas não pôde comparecer.

"Cada homenageado foi indicado por um deputado e teve a aprovação dos demais parlamentares. Hoje é um dia muito importante, porque concedemos a maior honraria desta Casa a pessoas que contribuem bastante para Pernambuco", afirmou Álvaro Porto.

Falando em nome dos homenageados, o desembargador Ricardo Paes Barreto expressou sua gratidão:
"Sinto-me imensamente honrado e feliz por estar aqui hoje. Mais honrado ainda por receber a medalha junto a pessoas tão queridas e prestigiadas do nosso Estado. Preciso ressaltar a harmoniosa relação institucional entre o Judiciário e o Legislativo. Álvaro Porto tem sido um verdadeiro irmão do Judiciário pernambucano. É tempo de união."

O ex-presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, também agradeceu o reconhecimento:
"Sem dúvidas, é uma demonstração do trabalho que realizamos. É a prova de que tivemos sucesso. É muito gratificante, na minha faixa etária, obter esse reconhecimento."

O empresário Gustavo Dubeux destacou o compromisso que a medalha representa:
"Essa homenagem só aumenta nossa responsabilidade com o Estado, de gerar mais empregos e renda."

O defensor público-geral Henrique Seixas reforçou o peso da honraria:
"É uma emoção muito grande. Nossa responsabilidade só aumenta após uma homenagem desse quilate. Como defensor público, espero contribuir ainda mais com a população mais vulnerável do nosso Estado."

Já o médico e professor Eduardo Jorge da Fonseca falou sobre a representatividade do prêmio:
"Eu me sinto representando toda a pediatria de Pernambuco e também o esforço durante a pandemia da covid-19, quando trabalhamos atentamente com as vacinas no nosso Estado."

Após a solenidade, o presidente Álvaro Porto declarou encerrado o ano legislativo de 2024. A Alepe entra em recesso e retoma os trabalhos no dia 3 de fevereiro de 2025.

Veja também

Newsletter