Emenda de Eriberto Filho beneficia vários municípios de Pernambuco com ajuste no repasse do ICMS
Emenda permite que municípios com menos de 30 mil habitantes mantenham seus índices percentuais
Leia Também
• PL do Governo sobre o ICMS é aprovado na Alepe com emenda da oposição e ajuda da PCR
O Projeto de Lei nº 1506/2023, que trata da redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) entre os municípios pernambucanos foi aprovado nesta quarta-feira (13). O PL recebeu uma emenda aditiva do deputado estadual Eriberto Filho (PSB) e entra em vigor em 2024.
Com a emenda aditiva do socialista será reduzido o impacto, assegurando que os municípios com menos de 30 mil habitantes mantenham seus índices percentuais conforme a norma legal em vigor, ou seja, evitará perdas no planejamento orçamentário de 2024 de várias cidades pernambucanas. Os recursos podem ser empregados em saúde, educação, segurança pública e outras ações que beneficiam os moradores do interior pernambucano.
Desde que o projeto chegou na Alepe, a pauta entre os deputados e prefeitos pernambucanos girava em torno da dificuldade financeira que os municípios vinham enfrentando e como poderia piorar com a redistribuição. Em razão disso, foram feitas audiências públicas, debates e várias reuniões para que se chegasse a uma conclusão menos danosa.
“Identificamos que os municípios menores demandam mais desse repasse do ICMS, visto que há uma dificuldade em conseguir outras receitas, e quando chegou o projeto na Casa, não estava justa a redistribuição. Então, como relator do projeto na CCLJ, apresentamos uma emenda aditiva para que essas cidades não sofressem com esse projeto”, disse Eriberto Filho.
Na discussão, algumas cidades de maior porte, como o Recife, se anteciparam, visando antecipar uma receita que ajude os municípios em crise com a redistribuição aprovada. A capital pernambucana, por exemplo, será a cidade que mais vai contribuir com o repasse do ICMS. O prefeito João Campos (PSB) conseguiu somar R$ 7,5 milhões no intuito de ajudar os municípios com até 30 mil habitantes.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.