Encontro de Prefeitos reúne mais de 25 mil pessoas em Brasília
Evento entra para a História como um dos maiores encontros municipalistas do país
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro em Brasília (DF), entrou para a história como um dos maiores eventos municipalistas do Brasil, reunindo mais de 25 mil inscritos, incluindo 3 mil prefeitos, prefeitas e vices de todas as regiões do país. O evento teve como foco o fortalecimento da relação entre os gestores municipais e o Governo Federal, promovendo a capacitação e o acesso a recursos e programas essenciais para o desenvolvimento local.
Organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, o encontro contou com a presença de representantes dos 38 ministérios, oferecendo aos gestores uma rica agenda de atividades, incluindo palestras, oficinas e atendimentos personalizados. Alexandre Padilha, ministro-chefe da SRI, destacou a importância das trocas de experiências entre os gestores das diferentes esferas de governo e ressaltou a inovação do espaço "Prefeitar", que permitiu aos prefeitos simular e discutir situações críticas enfrentadas no dia a dia das administrações municipais.
Leia Também
• Silvio Costa Filho destaca defesa do municipalismo em encontro de prefeitos com Lula
• Ramos elogia Raquel Lyra em encontro de prefeitos nesta segunda-feira (2)
• Amupe articula encontro de prefeitos e lideranças com bancada federal
Durante os três dias de evento, foram realizadas mais de 200 atividades, com destaque para a oportunidade dos gestores terem atendimentos individuais nos estandes dos ministérios, solucionando dúvidas e aprendendo sobre como acessar programas do governo federal e otimizar a captação de recursos. O secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, comemorou a realização de 84 mil atendimentos, reforçando o comprometimento do governo com todos os municípios, independentemente de partidos ou ideologias.
A principal novidade do encontro foi o lançamento da segunda etapa do Novo PAC Seleções, que destinará R$ 49,1 bilhões a projetos de estados e municípios nas áreas de Saúde, Educação, Cidades e Esporte. O programa terá um foco especial na destrava de obras, com a criação de uma força-tarefa entre prefeituras, Governo Federal e Caixa Econômica Federal. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também anunciou a destinação de bilhões para diversas frentes de investimento, como saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e Minha Casa, Minha Vida.
Além dos grandes anúncios, o encontro também abordou a importância da sustentabilidade, com o lançamento do programa AdaptaCidades, voltado para a criação de Planos Municipais de Adaptação às Mudanças Climáticas, e do Pacto Pelo Desenvolvimento Sustentável, que visa promover a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios brasileiros.
Outro destaque foi o lançamento do "Contrata + Brasil", uma plataforma digital que simplifica as compras governamentais e amplia as oportunidades para Microempreendedores Individuais (MEIs). A ferramenta promete movimentar quase R$ 6 bilhões por ano, promovendo maior transparência e desburocratizando as contratações públicas.
O Ministério da Educação também aproveitou o encontro para anunciar o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (Novo PAR), que terá um ciclo até 2028 e visa apoiar os municípios na melhoria da educação pública, com a transferência de recursos para investimentos em infraestrutura escolar, formação de educadores e equipamentos.
O evento também foi uma oportunidade para o BNDES lançar o BNDES Cidades, um hub de soluções financeiras que oferece acesso a crédito e serviços financeiros para os municípios, além da apresentação do programa Prefeitura + Digital, que visa modernizar as prefeituras de cidades com até 30 mil habitantes.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.