Logo Folha de Pernambuco

Entre justificativas que geram mais interrogações

Por Renata Bezerra de Melo
Da Coluna Folha Política

No FiliaWeb, do TSE, consta como data de filiação de Luciano Vasquez ao PSB, o dia 10 de fevereiro de 2011. A zona na qual ele aparece é referente ao município de Tracunhaém, onde seu irmão, Belarmino Vasquez, é prefeito. Foi em razão da campanha de Belarmino, em 2012, que Luciano transferiu seu título. Ele mesmo recorda, no entanto, que já integrava as hostes socialistas desde 1994, quando filiou-se pela cidade de Lajedo. As datas de filiação de membros do partido passaram a ser comparadas, ontem, entre os próprios socialistas nos bastidores, depois que a sigla emitiu nota, reduzindo o peso das opiniões de Luciano, ao registrar ser “recente” o seu ingresso. Houve quem lembrasse, por exemplo, que a filiação do governador Paulo Câmara é de 2013. O texto avisa que o “PSB não vai alimentar esse debate”. Na prática, acabou fomentando ainda mais interrogações. O material foi enviado após o governador já ter se posicionado, advertindo que saída de Vasquez “não tem nada a ver com essa questão de PSB”, mas sim com a “profissionalização” da equipe técnica do Porto de Suape. A despeito de o chefe do Executivo ter defendido a pauta como administrativa, o partido emitiu nota, opinando, o que soou conflituoso. O detalhe é que mesmo socialistas apontaram incongruência no episódio, até porque Luciano é vice-presidente do PSB-PE. E o próprio dirigente estadual da sigla, Sileno Guedes, deu o seguinte recado, antes de soltar a nota: “Quem faz as críticas que ele (Luciano) fez ao governador e ao Governo, certamente, já devia ter saído”. Em reserva, um graduado socialista resume assim: “Não tem como tirar conotação política. Tem que assumir. Quem não concordar com as coisas saia”. Luciano assumiu, publicamente, postura crítica em relação ao partido e chegou a pregar a volta de Ana Arraes à política como forma de “reunificar as forças” na legenda, deixando, no ar, que o governador não teria liderança suficiente. A exoneração deu-se nesse bojo. Em política, os gestos ou a falta deles, em geral, não são fruto de coincidência.


“Se o governador não age, dizem que é bonzinho demais. Se ele se impõe, também falam”, pontua um palaciano

As voltas que a...
Em meio ao imbróglio que envolveu a exoneração de Vasquez, um governista de livre trânsito no Palácio das Princesas recorda: “João Lyra (enquanto governador, em 2014) exonerou Thiago Norões. Foi Luciano que comunicou que ele estava exonerado da Procuradoria Geral do Estado”.

...política dá > A mesma fonte prossegue: “Essa questão do posicionamento de Sandra (Norões), eu não entendi. Ela esqueceu que esse mesmo pessoal foi quem tirou o marido dela do governo”. Ao abordar a saída de Luciano, Paulo Câmara registrou que a decisão deu-se após conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente de Suape, Thiago Norões, cuja esposa, como registrara a coluna Persona, desta Folha, chegou a aplaudir post na rede social referente à postura de Luciano.

Currículo 1 > Ainda que tenha sido alvo de uma nota do PSB, Luciano Vasquez registra que a assinada por ele “foi dirigida ao governador”. E reage:
“O govenador disse que o problema era o alargamento do Canal do Panamá. Não sou engenheiro. Como vou saber do Canal do Panamá? Eu tenho que sair mesmo. A diretoria era para tratar das relações institucionais com empresas situadas no Complexo de Suape, fazer relação com poderes constituídos, universidades, com corpo diplomático
e assim fiz”.

Currículo 2 > Luciano prossegue: “Entreguei relatório, no início de 2016, das atividades de 2015. Já preparei outro relatório que engloba atividades até o dia 7 de novembro, quando trabalhei. Agora, nunca fui sondado para atividade no Canal do Panamá”. E ironiza: “Posso fazer experiência na Adutora do Agreste, no Canal do Sertão”.

Cofrinho > Vasquez alfineta: “O orçamento da diretoria não chega a R$ 17 mil ao ano. Não dá para comprar passagem para ir ao Panamá, fazer esse Canal não. Minha atividade era meio e não fim. Tem decreto de criação, dizendo minhas atribuições”.

Trégua > Na segunda, será ponto facultativo para os servidores do Estado. Informação sai, hoje, no DO.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Último ensaio do Baile do Menino Deus atrai centenas para o Marco Zero na noite deste domingo (22)
Baile do Menino Deus

Último ensaio do Baile do Menino Deus atrai centenas para o Marco Zero na noite deste domingo (22)

Newsletter