Eriberto Medeiros reforça prioridade na construção da Escola de Sargentos no Recife
Deputado participou de reunião no Ministério da Defesa
O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) participou de reunião no Ministério da Defesa, na última terça-feira (15/03), para tratar da instalação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco. Presente na articulação deste empreendimento desde o início, em fevereiro de 2021, quando Recife ainda era candidata a receber a obra, Eriberto reforçou, nesse encontro, seu apoio para implantação da unidade que transformará o Estado em polo militar inédito no país.
Leia Também
• Em reunião com ministro da Pesca, Eriberto Medeiros debate incentivo à cadeia produtiva pesqueira
• Eriberto Medeiros se reúne com secretário nacional de Segurança Pública
• Eriberto Filho assume vice-presidência de Assuntos Sociais na Comissão de Juventude da Unale
Estavam presentes no encontro o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante do Exército, general Tomás, o comandante militar do Nordeste, general Richard, e diversos integrantes da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados.
“Já avançamos muito na articulação desse empreendimento através do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e temos certeza que o Governo Federal será um grande parceiro pra concretizar o projeto que tornará Pernambuco um grande polo militar do nosso país”, afirmou Eriberto, após a reunião.
Para a sociedade pernambucana, a articulação do projeto teve início em 10 fevereiro de 2021, no Comando Militar do Nordeste (CMNE) com o general Freire Gomes, então comandante da região, envolvendo Governo do Estado, Alepe, TJPE e entidades representativas. Recife disputava a sede da Escola com as cidades de Santa Maria (RS) e Ponta Grossa (PR). Nessa época, Eriberto atuava como presidente da Assembleia Legislativa e fez coro entre os parlamentares sobre a necessidade de implantação da Escola no Recife.
O atual comandante, general Richard Fernandez Nunes, tomando posse em 3 de setembro de 2021, assumiu essa articulação, no momento em que foi definido o Recife como sede do empreendimento (21/10/2021) pelo então presidente Bolsonaro. Em março de 2022 foi assinado o protocolo de intenções, com a presença do comandante do Exército, Paulo César Nogueira em evento no Forte do Brum. Ainda no mês de março foi lançada a nova pedra fundamental. Os investimentos previstos pelo Exército são da ordem de R$ 1 bilhão, enquanto o Governo do Estado se comprometeu a investir R$ 320 milhões em obras de infraestrutura, saneamento e adequações necessárias ao empreendimento.