Logo Folha de Pernambuco

Eriberto Medeiros reforça prioridade na construção da Escola de Sargentos no Recife

Deputado participou de reunião no Ministério da Defesa

Eriberto Medeiros participa de reunião no Ministério da Defesa - Divulgação

O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) participou de reunião no Ministério da Defesa, na última terça-feira (15/03), para tratar da instalação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco. Presente na articulação deste empreendimento desde o início, em fevereiro de 2021, quando Recife ainda era candidata a receber a obra, Eriberto reforçou, nesse encontro, seu apoio para implantação da unidade que transformará o Estado em polo militar inédito no país.

Estavam presentes no encontro o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o comandante do Exército, general Tomás, o comandante militar do Nordeste, general Richard, e diversos integrantes da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados.

“Já avançamos muito na articulação desse empreendimento através do Comando Militar do Nordeste (CMNE) e temos certeza que o Governo Federal será um grande parceiro pra concretizar o projeto que tornará Pernambuco um grande polo militar do nosso país”, afirmou Eriberto, após a reunião.

Para a sociedade pernambucana, a articulação do projeto teve início em 10 fevereiro de 2021, no Comando Militar do Nordeste (CMNE) com o general Freire Gomes, então comandante da região, envolvendo Governo do Estado, Alepe, TJPE e entidades representativas. Recife disputava a sede da Escola com as cidades de Santa Maria (RS) e Ponta Grossa (PR). Nessa época, Eriberto atuava como presidente da Assembleia Legislativa e fez coro entre os parlamentares sobre a necessidade de implantação da Escola no Recife.

O atual comandante, general Richard Fernandez Nunes, tomando posse em 3 de setembro de 2021, assumiu essa articulação, no momento em que foi definido o Recife como sede do empreendimento (21/10/2021) pelo então presidente Bolsonaro. Em março de 2022 foi assinado o protocolo de intenções, com a presença do comandante do Exército, Paulo César Nogueira em evento no Forte do Brum. Ainda no mês de março foi lançada a nova pedra fundamental. Os investimentos previstos pelo Exército são da ordem de R$ 1 bilhão, enquanto o Governo do Estado se comprometeu a investir R$ 320 milhões em obras de infraestrutura, saneamento e adequações necessárias ao empreendimento.

Veja também

Newsletter