Esquema de segurança terá 7.485 postos de trabalho no 2º turno em Pernambuco
Para garantir a segurança deste segundo turno das eleições municipais no Recife e em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), próximo domingo (29), serão montados 7.485 postos de trabalho. As duas cidades serão as únicas de Pernambuco com segundo turno.
Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), responsável pelo planejamento operacional, trabalharão nos postos policiais militares, civis, científicos, bombeiros, servidores da Corregedoria, Operação Lei Seca e a própria SDS.
O custo com diárias extras, acrescenta a secretaria, será de R$ 1.436.401.
O efetivo atuará no Recife e em Paulista em regime de plantão, das 7h desta sexta-feira (27) até o meia-dia de segunda-feira (30), dia seguinte ao pleito.
As ações serão coordenadas diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), ativado na sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), no bairro de São José, área central da capital pernambucana.
“No 2º turno, teremos um policiamento mais concentrado nessas duas cidades [Recife e Paulista], para que prevaleçam a legalidade, a tolerância, a civilidade e a festa democrática”, explica o secretário estadual de Defesa Social, Antonio de Pádua.
"Estamos reforçando as áreas de zonas eleitorais desses municípios e mantendo as delegacias em pleno funcionamento, além da integração entre órgãos de segurança e Justiça Eleitoral para ações rápidas e precisas na prevenção e repressão aos crimes eleitorais e também de outras naturezas", acrescentou o secretário.
Dos 7.485 postos de trabalho, a maior parte será ocupada por policiais militares (5.311), policiais civis (838) e bombeiros militares (808). Também estão empregados policiais científicos (129), profissionais da Corregedoria Geral (77), Operação Lei Seca (192) e SDS (130).