"Esse divórcio quem fez não foi o povo", afirma Bolsonaro sobre derrota nas eleições
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma série de agendas de rua nesta quarta-feira (7) em Pernambuco
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) cumpriu uma série de agendas de rua nesta quarta-feira (7) no seu primeiro dia de compromissos em Pernambuco. Durante sua passagem pelo Estado, o líder político discursou para apoiadores e relembrou sua derrota nas eleições presidenciais de 2022. O gestor garantiu que é “o ex mais amado do Brasil” e acrescentou que “esse divórcio quem fez não foi o povo”.
"Vocês sabem o que aconteceu ao longo do meu mandato e vocês estão aqui porque eu acho que eu sou o ex mais amado de Olinda. Ser ex com um bom passado desse é muito bom. E esse divórcio quem fez não foi o povo. Mas vamos lá", destacou, durante agenda no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.
O ex-presidente já foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ataques ao sistema eleitoral brasileiro. O gestor ficou inelegível até 2030 após ação no TSE. No entanto, aliados de Bolsonaro esperam reverter a decisão.
Nordeste
Jair Bolsonaro ainda fez questão de fazer elogios ao povo nordestino. “Quero dizer a vocês do carinho, do apreço e do respeito que eu tenho para o povo nordestino”, comentou.
Há algumas semanas, uma entrevista do ex-presidente chamou atenção.
“O Nordeste, que tinha que ser a melhor região do Brasil, o PT domina há 20 anos, é a pior região em todos os aspectos que se possa imaginar”, disse, em entrevista anterior.
Candidatos
Durante as agendas, Bolsonaro foi acompanhado por candidatos do PL a prefeitura de municípios pernambucanos como o ex-ministro Gilson Machado (no Recife), o deputado federal Fernando Rodolfo (Caruaru), a advogada pública Izabel Urquiza (Olinda) e a jornalista Lara Cavalcanti (Petrolina).
A presença dos postulantes reforça o objetivo das agendas do ex-presidente no Estado que é impulsionar as candidaturas de seu campo político no pleito municipal.
Leia Também
• Ao lado de Bolsonaro, deputado diz que direita "se tornou uma das maiores forças políticas do País"
• Bolsonaro desembarca no Recife e é recebido por apoiadores
• Jair Bolsonaro realiza passeata com apoiadores em agenda no Centro do Recife
Agenda
Jair Bolsonaro chegou à capital pernambucana por volta das 11h30 desta quarta. Durante a tarde, Jair Bolsonaro almoçou no Centro do Recife e visitou a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares, localizada no bairro de Santo Antônio, na área central da capital pernambucana.
Em seguida, ele também realizou uma passeata na região. O gestor se posicionou em cima de um carro ao lado de Gilson Machado e percorreu as ruas do bairro ao lado de apoiadores. Bolsonaro foi seguido por apoiadores que entoavam gritos como "Mito", "Volta, Bolsonaro" e músicas das suas antigas campanhas.
No compromisso seguinte, em Olinda, o roteiro incluiu circular por parte da avenida Fagundes Varela, principal via do bairro. Durante o trajeto, Bolsonaro e o candidato à prefeitura do Recife Gilson Machado (PL) acenaram para os apoiadores no teto de um veículo.
Na via, estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) não simpatizantes do ex-presidente gritaram "genocida" e alguns moradores que apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram o "L" com as mãos das janelas de seus apartamentos. Os bolsonaristas presentes revidaram as ações contrárias com palavras e gestos.
Na Padaria Tradição, localizada na avenida, o ex-presidente fez um breve discurso aos seus apoiadores. Em sua fala, ele ainda fez menção ao apoio dos bolsonaristas.
"Nós não vamos desistir do Brasil, vamos em frente, nós sentimos gosto do que é ser bem tratado, ser reconhecido, conhecemos o nosso Brasil, reaprendemos a amar a nossa bandeira, a cantar o nosso hino, a respeitar a família e entender que a união das pessoas de bem é o futuro do Brasil", acrescentou.
Bolsonaro divulgou que a partir do dia 16 de agosto, período que começam os atos das campanhas eleitorais, deve voltar a Pernambuco. O ex-presidente segue no Estado até o próximo sábado (10).