Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Estado transforma em política pública projeto de coleta seletiva de Serra Talhada

Programa Recicla Mais Pernambuco será lançado nesta terça-feira pela governadora Raquel Lyra

Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) implantou a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidadePrefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) implantou a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidade - Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Serra Talhada

O projeto Recicleiros Mais Serra Talhada, que implantou a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros da cidade do Sertão do Pajeú e virou referência em gestão ambiental, será transformado em política pública do Estado.

Nesta terça-feira (15), o Governo de Pernambuco lança, no Palácio do Campo das Princesas, o programa Recicla Mais Pernambuco, inspirado na experiência exitosa do município sertanejo.

 

 

A iniciativa estadual vai qualificar a gestão de resíduos sólidos urbanos em diversas cidades, reduzindo custos e promovendo a reciclagem.

A prefeita Márcia Conrado (PT) participará da cerimônia de lançamento.

“Esse reconhecimento é motivo de muito orgulho para nossa cidade. Implantamos a coleta seletiva com planejamento, responsabilidade social e compromisso ambiental", declarou Márcia Conrado.

Ela ressaltou que ver o projeto se transformar em uma política pública estadual mostra uma gestão no caminho certo. "O modelo gera trabalho, renda e protege o meio ambiente”, destacou.

Apoios
O projeto teve início em Serra Talhada a partir de 2019, com o apoio do Instituto Recicleiros e da Cooperativa Recicla Serra Talhada, e se consolidou como referência em sustentabilidade.

A cidade criou seu Plano Municipal de Coleta Seletiva, aprovou uma lei específica sobre o tema, implantou a coleta seletiva porta a porta em todos os bairros e inaugurou a Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMR).

Impacto
Com mais de 736 toneladas de recicláveis processados até março de 2025, a iniciativa alia impacto ambiental positivo à geração de renda para os 25 cooperados e diversos empregos indiretos.

“Ao expandir esse modelo para todo o estado, Pernambuco dá um passo firme rumo a um futuro mais sustentável. Temos muito orgulho de ver Serra Talhada como inspiração para esse avanço.", pontuou.

A prefeita acredita ser possível transformar vidas por meio da inclusão produtiva e da preservação do meio ambiente. "O Recicla Mais Pernambuco mostra que a mudança começa no município, mas pode alcançar todo um estado”, enfatizou

Veja também

Newsletter