Logo Folha de Pernambuco

“Estamos no jogo!”, afirma Rosa Amorim sobre candidatura do PT à Prefeitura de Caruaru

Deputada Estadual Rosa Amorim (PT) na Rádio Folha. - Clarice Melo / Folha de Pernambuco

Em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha FM 96,7, nesta quinta-feira (21), a deputada estadual Rosa Amorim (PT) ressaltou o caráter orgânico de sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru, destacando que a iniciativa partiu não apenas dela, mas também do reconhecimento de setores diversos da sociedade, que veem nela uma representação renovadora para a cidade.

“E mais do que uma definição nossa, de nos colocar nessa pré-candidatura à prefeitura de Caruaru, foi o próprio povo, diversos setores que disse ‘tem uma representação nova, jovem, que pode representar uma renovação em uma cidade que carece desse projeto de representação’", pontuou a parlamentar.

Ao discutir o cenário para 2024 em Caruaru, Rosa Amorim não escondeu a possibilidade de uma candidatura própria do PT, destacando a importância estratégica de oferecer uma alternativa robusta baseada no programa de reconstrução do Brasil proposto por Lula.

"Não vamos brincar, vamos para uma disputa real, com possibilidades reais de vitória", afirmou a deputada, alimentando a expectativa para o pleito municipal.

Os bastidores do PT também entraram em pauta, com a deputada explicando que o partido está imerso em um processo interno de definição. Em meio a esse processo, Rosa Amorim enfatizou a importância de Caruaru e a força da sigla no município, reforçando a ideia de que a candidatura própria é uma estratégia que pode fazer muito bem para a cidade e para o partido.

“Estamos, obviamente, enfrentando um processo também interno, eu não diria de disputa, mas um processo de definição interna do PT. Mas Caruaru e o partido dos trabalhadores não tem nada a perder”, finalizou Rosa Amorim.

A deputada projetou um janeiro movimentado, deixando claro que, independente do desfecho do processo interno do PT, Caruaru continuará sendo um ponto crucial em sua atuação política.

Rosa ressaltou que, apesar de orientações locais e estaduais, é o GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) Nacional que terá a palavra final. Ela expressou confiança no processo de autoconstrução do PT, destacando que o partido está confiante nas suas movimentações a nível nacional. Questionada sobre o PDT e possíveis alianças, a deputada destacou a figura de Zé Queiroz como aliado em um contexto mais amplo de fortalecimento da esquerda. 

Rosa Amorim reiterou a importância da sua pré-candidatura como uma proposta de renovação para Caruaru. Ela afirmou que a candidatura representa uma opção vital para o município, e a deputada se mostrou confiante nas movimentações e no processo de decisão que se desenrolará nos próximos meses.

Expectativas para 2024 e diálogo com o Palácio

Ao abordar a expectativa para 2024 e a relação entre o Palácio e a Alepe, Rosa Amorim sublinhou o compromisso do Partido dos Trabalhadores (PT) com as iniciativas do presidente Lula em Pernambuco. A deputada destacou que o partido buscará um diálogo construtivo, incentivando um maior investimento do governo federal em Pernambuco, mas esclareceu que isso não implica em compor o governo de Raquel Lyra (PSDB).

“Isto não quer dizer que nós compomos o governo Raquel Lyra, isso quer dizer que nós incentivamos e buscamos um maior investimento do governo federal no estado de Pernambuco. Então nós iremos dialogar com a casa. O que nós falamos da nossa oposição responsável é justamente isso, onde tem conquistas para o povo, nós assinamos embaixo”, afirmou Rosa Amorim.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter