Fabinho Lisandro, prefeito eleito de Salgueiro, aponta desafios e prioridades de sua gestão
Em visita à Folha de Pernambuco, Fabinho destacou que o principal desafio de sua gestão é "resgatar a autoestima do salgueirense"
Fabinho Lisandro (PRD) assume a Prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a partir de 1º de janeiro de 2025, após receber em outubro 19.829 votos - o equivalente a 58,42% dos votos válidos. O prefeito eleito visitou a Folha de Pernambuco, na última segunda-feira (23), e destacou que o seu principal desafio como gestor é resgatar a autoestima da população, viabilizando investimentos e projetos importantes para alavancar a economia local e gerar emprego e renda.
Na sede do jornal, no Recife, Fabinho foi recebido pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; pelo diretor Executivo da Folha, Paulo Pugliesi; pela diretora Administrativa, Mariana Costa; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis, e pela editora-chefe da redação, Leusa Santos.
Também participaram do encontro o ex-candidato a governador de Pernambuco, João Arnaldo (PSol); a colunista Roberta Jungmann; o assessor especial da presidência do Grupo EQM, Joni Ramos; o diretor do Grupo EQM, Domingos Azevedo, e o diretor de Controladoria, Ricardo Chaves. Durante a visita, Fabinho Lisandro conversou sobre outros desafios e prioridades da futura gestão, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Economia.
SAÚDE
Garantir a continuidade dos serviços essenciais é a preocupação inicial de Fabinho Lisandro em relação à saúde. Com uma cobertura de postos de saúde que já atende à demanda de Salgueiro (ao todo são 24 Unidades Básicas de Saúde, estando previstas mais duas), o prefeito eleito se preocupa agora com a manutenção da recém-inaugurada UPA 24 horas da cidade.
A Unidade de Pronto Atendimento, atualmente, funciona com equipamentos alugados e os contratos dos profissionais seguem até o próximo dia 31 de dezembro. Durante a transição, o novo prefeito já solicitou a prorrogação dos contratos. Outra meta estabelecida por Fabinho é reduzir os atendimentos fora do domicílio, criando uma estrutura de atendimento estratégica. Com isso, a ideia é reduzir os custos com transporte de pacientes para outras cidades.
EDUCAÇÃO
Ainda em 2025, segundo o novo prefeito, o município de Salgueiro deve receber uma nova creche, atendendo 336 crianças, garantida junto à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB). De acordo com Fabinho Lisandro, outras duas unidades devem ser construídas nos próximos anos.
Também está entre as missões do mandato conseguir tirar do papel uma escola em tempo integral, no bairro Santa Margarida, prometida pela gestão anterior. Com projeto aprovado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e convênio assinado com a Caixa Econômica Federal, o novo prefeito deve “correr” para finalizar todo o trâmite dentro do prazo estabelecido e garantir um investimento na ordem de R$ 11 milhões para o município.
ECONOMIA
Fabinho encara como maior desafio de sua gestão “resgatar a autoestima do salgueirense”. Segundo ele, por “falta de força política” a região acabou perdendo importantes investimentos econômicos nos últimos anos, como a implantação de uma plataforma logística multimodal, proposta ainda no governo de Eduardo Campos e que nunca aconteceu.
O novo prefeito acredita na necessidade de direcionar a vocação econômica da cidade, que foi sendo transformada ao longo do tempo. Para que a economia do município deixe de girar apenas em torno do comércio local, a ideia inicial é investir em qualificação profissional, buscando parcerias com o Sistema S. Além disso, ele acredita que articular a construção de um porto seco da ferrovia Transnordestina na região pode reacender a vocação logística da cidade e, para isso, já tem buscado apoio junto aos governos Estadual e Federal.