Logo Folha de Pernambuco

Falta de água e luz em agrovilas vira jogo de empurra entre a Codevasf e a Chesf

Agricultores do perímetro irrigado cobram solução há uma semana e companhias não resolvem

Áreas irrigadas sofrem sem água e sem luz - Reproduçãoi internet

Nem a Companhia de Desenvovimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nem a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) assumem a responsabilidade pela falta de luz e água em agrovilas do Sertão pernambucano. Em nota, a Codevasf avisa que desde o dia 21 de setembro repassou para a Chesf o compromisso com operação e manutenção dos projetos no perímetro irrigado.

A Chesf, por sua vez e também através de nota, informa ser da Codevasf a tarefa de cuidar da "estrutura de uso comum dos perímetros irrigados de Itaparica, nos Estados de Pernambuco e da Bahia. Enquanto a questão não se resolve agricultores estão no prejuízo. Sem energia elétrica há mais de uma semana, algumas comunidades acabaram ficando também sem água.

O assunto foi tema de pronunciamento dos deputados estaduais Alberto Feitosa (PL), Kaio Maniçoba (PP) e Luciano Duque (Solidariedade), na Assembleia Legislataiva. Na última quarta-feira, iprodutores do perímetro de Itaparica fecharam o Trevo do Ibó, entre os dois Estados, para protestar contra a falta de abastecimento de água das agrovilas.

Veja a íntegra da nota da Codevasf
Com base em resolução aprovada por sua Diretoria-Executiva em 21/09/2023, a Codevasf remeteu à Chesf, real proprietária dos Projetos Públicos de Irrigação do Sistema Itaparica, a responsabilidade pelas despesas de operação, manutenção e energia elétrica dos projetos, de modo a garantir o adequado funcionamento das infraestruturas de uso comum do Sistema. A decisão deve-se ao não cumprimento, por parte da Chesf, de Termo de Conciliação firmado com a Codevasf no âmbito da Câmara de Conciliação e Arbitragem da AGU, assim como a restrições orçamentárias. Não obstante a responsabilidade sobre os projetos pertença à Chesf, a Codevasf é sensível às necessidades dos agricultores e das comunidades locais e tem dialogado com parlamentares e instituições de governo sobre o suporte ao Sistema Itaparica.

Informações adicionais sobre soluções para operação, manutenção e fornecimento de energia para os Projetos Públicos de Irrigação do Sistema Itaparica devem ser solicitadas à Chesf.

Veja a íntegra da nota da Chesf
A Eletrobras informa que é da Codevasf a responsabilidade pela operação e manutenção dos bens que compõem a estrutura de uso comum dos perímetros irrigados de Itaparica, localizados nos estados de Pernambuco e da Bahia, bem como o pagamento da energia elétrica associada.

A Eletrobras Chesf não detém essa responsabilidade e sequer é titular dos contratos junto às distribuidoras de energia. Da mesma forma, nunca executou as atividades de operação e manutenção dos projetos.

Diante do exposto, as questões relacionadas ao tema devem ser direcionadas à Codevasf.

Veja também

PGR chegou a pedir prisão de Mauro Cid, mas reviu posição durante audiência com Moraes
Mauro Cid

PGR chegou a pedir prisão de Mauro Cid, mas reviu posição durante audiência com Moraes

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
REPARAÇÃO

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Newsletter