Federação ganha força no primeiro escalão do prefeito João Campos
O PT se mantém nas secretarias de Meio Ambiente e Habitação; o PV, fica em Direitos Humanos e o PCdoB, além da vice, tem a de Infraestrutura
A Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) vai assumir quatro secretarias na próxima gestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O Partido dos Trabalhadores mantém o espaço que ocupa desde março do ano passado, com as pastas de Habitação e Meio Ambiente.
O Partido Verde terá a titularidade pela primeira vez e ficará em Direitos Humanos e Juventude. O vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) acumulará a de Infraestrutura, indicado no dia 26.
Leia Também
• Indicado para a Habitação, Felipe Cury defende moradias no Centro do Recife
• Oscar Barreto continuará à frente da Secretaria de Meio Ambiente do Recife
• Vereador Marco Aurélio Filho se rende a convite de João Campos e será secretário de Direitos Humanos
Os outros três nomes foram anunciados pelas redes sociais do prefeito, no último sábado (28). Osmar Ricardo continua em Meio Ambiente. Felipe Cury, indicação da senadora Teresa Leitão (PT), e que era executivo, substitui Ermes Costa, na Habitação. O atual secretário havia sido uma escolha do senador Humberto Costa.
“Vamos avançar na parceria com o Governo Lula através do Minha Casa Minha Vida e construir com o prefeito João Campos uma política de gestão condominial, aproveitando o Centro do Recife para moradia de interesse social”, apontou Felipe Cury. Câmara
Câmara
Vereador reeleito no Recife, Marco Aurélio Filho (PV) vai para Direitos Humanos e Juventude. Presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara, o parlamentar havia se articulado para garantir vaga na mesa diretora e evitar uma convocação para o Executivo. Seu nome era consenso na federação, formada pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Flávia Queiroz (PV), Kari Santos e Liana Cirne, ambas do PT.
Mas um convite feito diretamente pelo prefeito, em reunião que durou cerca de duas horas, na manhã de sábado, fez o vereador render-se.
“Um bom aliado está sempre pronto quando convocado pelo seu líder para uma nova missão. Direitos Humanos e Juventude é uma pasta fundamental para a efetivação dos direitos dos que mais precisam e que nosso mandato protagonizou nos últimos anos”, argumentou Marco Aurélio Filho, que teve 12.424 votos, mais que o dobro de 2020 (5.810).
A decisão garante vaga para o também vereador Osmar Ricardo que nas últimas eleições obteve 9.268 votos e ficou como primeiro suplente da federação. Balanço
Balanço
Desde o dia 22 até sábado, o prefeito divulgou 23 nomes do primeiro escalão. Ontem (20), não houve anúncio. Faltam os titulares das Secretarias de Cidadania e Cultura de Paz; Mulher; Esportes e Saneamento.
Também estão pendentes a Procuradoria-geral, a Controladoria-geral; os Gabinetes de Comunicação; de Inovação Urbana; de Representação em Brasília; e o do Promorar; o chefe de gabinete do prefeito e o do vice-prefeito e a asses