Fernando Dueire preside audiência no Senado sobre Programa Conecta e Capacita
Programa do Governo Federal tem orçamento de mais de R$ 466 milhões
Os resultados parciais e desafios da implantação do Programa Conecta e Capacita, do Governo Federal, são temas de audiência pública no Senado Federal nesta quarta-feira (30). O evento da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática (CCT) da Casa Alta do Congresso Nacional é presidido pelo senador pernambucano Fernando Dueire (MDB).
O programa tem por objetivo a formação de profissionais e ingresso de jovens no mercado de TI, além de buscar garantir a abrangência, qualidade e a segurança da conectividade para educação e pesquisa no País.
A iniciativa conta com orçamento de R$ 466,7 milhões – oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) – para o período de três anos, a ser executado na expansão do acesso e da qualidade da internet nas atividades de educação e pesquisa.
Leia Também
• Fernando Dueire (MDB) evita falar sobre reeleição ao Senado e destaca seu perfil municipalista
• Fernando Dueire defende projeto que destina novos recursos aos municípios
• Dueire propõe acesso ao FGTS para pacientes com doenças neurodegenerativas
“Esse mercado carece de profissionais. Possui boa remuneração e perspectiva de carreira, porém, não encontra mão de obra qualificada no País. Há uma estimativa de mais de 600 mil vagas abertas no País. O programa vem pra destravar esses gargalos. Queremos com a audiência entender o andamento das ações e como podemos acelerar seus resultados ", avaliou o senador, que é o relator das políticas públicas do setor na comissão.
Participam da audiência integrantes dos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia, do Senai, do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).