Fernando e Ingrid defendem legado de Bruno Baptista na OAB-PE
Apesar de ser representante da atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), a chapa OAB + Unida, dos candidatos Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, carrega a marca de uma forte renovação. Dos 98 integrantes da chapa, distribuídos pelas diretorias da OAB-PE e da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) e dos Conselhos Federal e Estadual, 61 são candidatos que não estiveram na listagem que elegeu o atual presidente da instituição, Bruno Baptista, três anos atrás, ou seja, um total de 62,25% de novos nomes.
Se forem considerados a diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) e a composição do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que não constam na chapa oficial, o número cresce ainda mais. “Na verdade, essa é uma marca muito forte do nosso grupo. Nós sempre temos muita gente nova chegando a cada ano e fazendo parte do dia a dia da OAB-PE. É assim que nós formamos novos quadros dentro desse projeto que é coletivo. Esse ano temos mais mulheres, negros, colegas do interior, jovens advogados, enfim, uma chapa que representa o que a gestão do presidente Bruno tem sido: a mais inclusiva da história da OAB-PE”, comentou Fernando Ribeiro Lins, atual presidente da CAAPE e candidato a presidente da OAB-PE.
Co-presidente ao lado de Bruno Baptista e candidata a mais um mandato ao lado de Fernando, Ingrid Zanella é a prova viva do processo de transformação constante da OAB-PE. Três mandatos atrás ela foi à instituição sem conhecer ninguém da diretoria, com a sugestão de criação da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Petróleo, segmento em que ela milita. “Eu não apenas fui atendida como saí de lá como presidente da comissão. A partir dessa minha atuação, fui convidada para a ESA-PE e depois para ser vice de Bruno. Nessa gestão, conseguimos derrubar todos os muros da OAB-PE, fazendo com que qualquer advogado que queira participar de alguma comissão tenha seu acesso garantido”, explicou.
A chapa OAB + Unida conta com nomes de peso entre os novos integrantes. Nomes como os dos professores Fábio Milhomens, Catarina Oliveira e Paloma Saldanha, dos jovens advogados Isabelita Fradique, João Maurício Rocha Filho, Helena Rocha Coutinho, Emanuelle Shinozaki e Dhiego Lavor e dos representantes do interior Ana Bernardo, Flaviana Pacheco, Augusto Ramos e Alexandre Torres, entre outros. O processo de transformação não fica somente nos nomes. A ESA-PE ganhará quatro novas diretorias, de Jovem Advocacia, Inovação, Intercâmbios e Interiorização.
Outro destaque entre os novos integrantes da chapa é o candidato ao Conselho Federal, o advogado e professor Mozart Borba. Nesta quinta-feira, ele fez uma palestra bastante concorrida no Comitê de Fernando e Ingrid, no Pina, abordando o tema Advocacia do Futuro. Ele falou sobre o início na carreira e a importância da adaptabilidade para o exercício da profissão, principalmente após a transformação pela qual o mundo passou com a pandemia de covid-19. Ao final da palestra, ele também comentou a renovação na chapa. “Muita gente diz ‘Ah, mas é o mesmo grupo há anos’. Você tem que parar pra pensar e ver quem foi Henrique Mariano, Pedro Henrique, Ronnie, e quem é Bruno. São pessoas do mesmo grupo, mas completamente diferentes. Que fizeram gestões completamente diferentes, E eu tenho certeza que Fernando e Ingrid vão continuar o grupo, mas sob uma perspectiva, uma visão, deles. E isso não é continuísmo, pelo contrário. Isso é confirmação de que o que está sendo certo tem que prosseguir. A chapa com mais de 60% de novas pessoas não é argumento eleitoral, é fato”, destacou Mozart.
Foi mais uma noite em que o comitê esteve lotado, com a presença de cerca de 600 advogados e advogadas que, além da palestra de Mozart e das falas de Fernando, Ingrid e Bruno Baptista, se confraternizaram e debateram sobre as propostas que foram lançadas para fortalecer a OAB-PE e levar novos serviços à advocacia pernambucana.