Logo Folha de Pernambuco

Fernando e Ingrid defendem legado de Bruno Baptista na OAB-PE

Apesar de ser representante da atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), a chapa OAB + Unida, dos candidatos Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella, carrega a marca de uma forte renovação. Dos 98 integrantes da chapa, distribuídos pelas diretorias da OAB-PE e da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) e dos Conselhos Federal e Estadual, 61 são candidatos que não estiveram na listagem que elegeu o atual presidente da instituição, Bruno Baptista, três anos atrás, ou seja, um total de 62,25% de novos nomes.

Se forem considerados a diretoria da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE) e a composição do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), que não constam na chapa oficial, o número cresce ainda mais. “Na verdade, essa é uma marca muito forte do nosso grupo. Nós sempre temos muita gente nova chegando a cada ano e fazendo parte do dia a dia da OAB-PE. É assim que nós formamos novos quadros dentro desse projeto que é coletivo. Esse ano temos mais mulheres, negros, colegas do interior, jovens advogados, enfim, uma chapa que representa o que a gestão do presidente Bruno tem sido: a mais inclusiva da história da OAB-PE”, comentou Fernando Ribeiro Lins, atual presidente da CAAPE e candidato a presidente da OAB-PE.

Co-presidente ao lado de Bruno Baptista e candidata a mais um mandato ao lado de Fernando, Ingrid Zanella é a prova viva do processo de transformação constante da OAB-PE. Três mandatos atrás ela foi à instituição sem conhecer ninguém da diretoria, com a sugestão de criação da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e Petróleo, segmento em que ela milita. “Eu não apenas fui atendida como saí de lá como presidente da comissão. A partir dessa minha atuação, fui convidada para a ESA-PE e depois para ser vice de Bruno. Nessa gestão, conseguimos derrubar todos os muros da OAB-PE, fazendo com que qualquer advogado que queira participar de alguma comissão tenha seu acesso garantido”, explicou.

A chapa OAB + Unida conta com nomes de peso entre os novos integrantes. Nomes como os dos professores Fábio Milhomens, Catarina Oliveira e Paloma Saldanha, dos jovens advogados Isabelita Fradique, João Maurício Rocha Filho, Helena Rocha Coutinho, Emanuelle Shinozaki e Dhiego Lavor e dos representantes do interior Ana Bernardo, Flaviana Pacheco, Augusto Ramos e Alexandre Torres, entre outros. O processo de transformação não fica somente nos nomes. A ESA-PE ganhará quatro novas diretorias, de Jovem Advocacia, Inovação, Intercâmbios e Interiorização.

Outro destaque entre os novos integrantes da chapa é o candidato ao Conselho Federal, o advogado e professor Mozart Borba. Nesta quinta-feira, ele fez uma palestra bastante concorrida no Comitê de Fernando e Ingrid, no Pina, abordando o tema Advocacia do Futuro. Ele falou sobre o início na carreira e a importância da adaptabilidade para o exercício da profissão, principalmente após a transformação pela qual o mundo passou com a pandemia de covid-19. Ao final da palestra, ele também comentou a renovação na chapa. “Muita gente diz ‘Ah, mas é o mesmo grupo há anos’. Você tem que parar pra pensar e ver  quem foi Henrique Mariano, Pedro Henrique, Ronnie, e quem é Bruno. São pessoas do mesmo grupo, mas completamente diferentes. Que fizeram gestões completamente diferentes, E eu tenho certeza que Fernando e Ingrid vão continuar o grupo, mas sob uma perspectiva, uma visão, deles. E isso não é continuísmo, pelo contrário. Isso é confirmação de que o que está sendo certo tem que prosseguir. A chapa com mais de 60% de novas pessoas não é argumento eleitoral, é fato”, destacou Mozart. 

Foi mais uma noite em que o comitê esteve lotado, com a presença de cerca de 600 advogados e advogadas que, além da palestra de Mozart e das falas de Fernando, Ingrid e Bruno Baptista, se confraternizaram e debateram sobre as propostas que foram lançadas para fortalecer a OAB-PE e levar novos serviços à advocacia pernambucana.
 

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter