Festa de São João vira vitrine para prefeitos
No Recife, uma das novidades é a cidade cenográfica da Rio Branco, que mudou a paisagem do Centro
Uma das festas de maior apelo popular no Nordeste, o São João é a oportunidade de prefeitos das cidades do Estado deixarem sua marca, sua imagem e gestão na vitrine. Não é à toa que os prefeitos do Interior e Região Metropolitana (RMR) investiram na festa. No Litoral, os prefeitos do Recife, João Campos (PSB), e do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL) apostaram em novidades este ano. .
O primeiro está em seu primeiro mandato e o segundo sucede o ex-prefeito Anderson Ferreira (PL). O caso de Mano é semelhante aos dos prefeitos de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e de Petrolina, Simão Durando (UB). Os três são ex-vice-prefeitos que assumiram o comando do Executivo no ano passado e visam deixar suas marcas. Essa necessidade se torna ainda mais estratégica tendo em vista que os quatro devem disputar a reeleição em 2024.
No Recife, uma das novidades é a cidade cenográfica do Arraial Novo da Rio Branco, que mudou a paisagem do Recife Antigo. João Campos chegou a receber no local o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de circular pelos polos dos festejos juninos do município. Em Jaboatão, Mano Medeiros arregaçou as mangas e prometeu fazer deste o maior São João do munícipio. Uma das novidades é a criação de um polo no bairro do Curado IV.
Já na Capital do Forró, segundo o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), os investimentos chegam a R$ 40 milhões, com apoio de patrocinadores. “Este é um ano de consolidação da minha forma de fazer o São João, da forma da nossa gestão”, afirmou em entrevista à Folha. Em Petrolina, o prefeito Simão Durando (UB) comemorou a repercussão nacional da festa e geração de emprego e renda no município.
Teste de popularidade
Para a cientista política Priscila Lapa, as festas de massa como as do ciclo junino são sempre oportunidade para os políticos testarem sua popularidade, ainda mais na era das redes sociais, quando cada movimento pode ser potencializado. “É uma oportunidade também para fortalecer alianças e conquistar espaços ”, analisou. Para ela, não é isso o que decide a popularidade, mas rende imagens que podem fortalecer a imagem dos gestores.