Festa do Carmo recebe pré-candidatos e autoridades, em ano eleitoral
Festa do Carmo reúne milhares de fiéis no Centro do Recife
A Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que hoje tem seu ponto alto com procissão e missa campal, é momento de fé e devoção. É também oportunidade de testar a popularidade ou mesmo de mostrar-se à população, que se concentra durante todo o dia na Basílica do Carmo, Centro da capital pernambucana. A 328ª edição coincide este ano com a disputa à prefeitura da cidade. Por isso, a maioria dos pré-candidatos nem precisa ser católica fervorosa, mas já confirmou presença em algum momento da festa.
O primeiro será o ex-ministro Gilson Machado, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que concentra muitos evangélicos em suas bases. O liberal programou chegar à igreja às 9h30. Hoje estão previstas dez cerimônias na basílica, mais 11 no claustro e outras duas na Ordem Terceira do Carmo.O pré-candidato do Partido Novo Técio Teles incluiu uma passagem na igreja às 13h. Teles também esteve domingo no Cais do Sertão para celebrar o Dia do Católico. Em suas redes sociais não constam homenagens à padroeira no ano passado.
Mas é da missa campal, prevista para as 16h, e que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega, que a participação de pré-candidatos a prefeito e outros políticos deve ser mais intensa. Candidato à reeleição, cristão com formação católica, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tradicionalmente marca presença na Festa do Carmo e em solenidades ligadas à Igreja Católica. Devoto de Nossa Senhora, no ano passado vestiu amarelo - cor da Virgem do Carmelo - e teve direito à voz durante a cerimônia na basílica. Falou da necessidade de ter fé e de respeitar a fé dos outros e pediu bênçãos para continuar trabalhando pela cidade..
O ritual também vai ser acompanhado pelo pré-candidato a prefeito Daniel Coelho (PSD) que no ano passado marcou presença na condição de secretário de Turismo do Estado. Daniel Coelho estará com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que pela primeira vez participa da festa na cidade como chefe do Executivo estadual. Priscila Krause (PSDB) também é aguardada. A vice-governadora esteve na Basílica do Carmo no último dia 7, primeiro domingo de celebrações. Vestindo amarelo, rezou, cumprimentou os religiosos e nas redes sociais destacou que "as comemorações são mais um testemunho de fé da nossa gente".
A pré-candidata a prefeita Dani Portela (PSOL) não vai à festa. Aproveitará o feriado ao lado da família. Jorge, seu filho mais novo, acaba de completar seis meses. A também pré-candidata Simone Fontana (PSTU) não mandou agenda nem foi localizada para dar informações.