Logo Folha de Pernambuco

Festa do Carmo recebe pré-candidatos e autoridades, em ano eleitoral

Festa do Carmo reúne milhares de fiéis no Centro do Recife

Festa do Carmo: fiéis celebram primeiro dia da programação religiosa da padroeira do Recife - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, que hoje tem seu ponto alto com procissão e missa campal, é momento de fé e devoção. É também oportunidade de testar a popularidade ou mesmo de mostrar-se à população, que se concentra durante todo o dia na Basílica do Carmo, Centro da capital pernambucana. A 328ª edição coincide este ano com a disputa à prefeitura da cidade. Por isso, a maioria dos pré-candidatos nem precisa ser católica fervorosa, mas já confirmou presença em algum momento da festa. 

O primeiro será o ex-ministro Gilson Machado, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que concentra muitos evangélicos em suas bases. O liberal programou chegar à igreja às 9h30. Hoje estão previstas dez cerimônias na basílica, mais 11 no claustro e outras duas na Ordem Terceira do Carmo.O pré-candidato do Partido Novo Técio Teles incluiu uma passagem na igreja às 13h. Teles também esteve domingo no Cais do Sertão para celebrar o Dia do Católico. Em suas redes sociais não constam homenagens à padroeira no ano passado. 

Mas é da missa campal, prevista para as 16h, e que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson Nóbrega, que a participação de pré-candidatos a prefeito e outros políticos deve ser mais intensa. Candidato à reeleição, cristão com formação católica, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), tradicionalmente marca presença na Festa do Carmo e em solenidades ligadas à Igreja Católica. Devoto de Nossa Senhora, no ano passado vestiu amarelo - cor da Virgem do Carmelo - e teve direito à voz durante a cerimônia na basílica. Falou da necessidade de ter fé e de respeitar a fé dos outros e pediu bênçãos para continuar trabalhando pela cidade..

O ritual também vai ser  acompanhado pelo pré-candidato a prefeito Daniel Coelho (PSD) que no ano passado marcou presença na condição de secretário de Turismo do Estado. Daniel Coelho estará com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que pela primeira vez participa da festa na cidade como chefe do Executivo estadual. Priscila Krause (PSDB) também é aguardada. A vice-governadora esteve na Basílica do Carmo no último dia 7, primeiro domingo de celebrações. Vestindo amarelo, rezou, cumprimentou os religiosos e nas redes sociais destacou que "as comemorações são mais um testemunho de fé da nossa gente".

A pré-candidata a prefeita Dani Portela (PSOL) não vai à festa. Aproveitará o feriado ao lado da família. Jorge, seu filho mais novo, acaba de completar seis meses. A também pré-candidata Simone Fontana (PSTU) não mandou agenda nem foi localizada para dar informações.

Veja também

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora
Tensões comerciais

Europa está "pronta para reagir" em caso de tensões comerciais com EUA, segundo embaixadora

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025
Santa Cruz

Santa Cruz: um dos mais experientes do elenco, Lucas Siqueira elogia manutenção de base para 2025

Newsletter