Final de semana de acertos entre Miguel Coelho e Luciano Bivar
Convenção do União Brasil acontece neste domingo (31)
A menos de 24 horas da convenção da União Brasil em Pernambuco – que vai homologar as candidaturas de Miguel Coelho para governador e Alessandra Vieira, vice – permanece o impasse sobre o destino do presidente nacional do partido, Luciano Bivar. Pré-candidato à Presidência do país, Bivar se reuniu na noite da última sexta-feira (29) e tem outro encontro previsto para a tarde deste sábado (30) com o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho.
Na pauta, a possibilidade de ele desistir de sua candidatura a presidente e se lançar na disputa para deputado federal. A grande dúvida dele é se a chapa montada para a Câmara dos Deputados terá condições eleger três nomes que seriam Fernando Filho, Mendonça Filho e o próprio Bivar. “Já foi mostrado que temos capacidade de garantir a presença de todos no Congresso no próximo ano, mas vamos continuar conversando”, explicou uma fonte ligada à legenda.
Esse impasse, surgido na última semana, levou ao adiamento do anúncio do nome que vai disputar o Senado na chapa de Miguel Coelho – que só será conhecido neste domingo (31), durante a convenção que acontecerá no Clube Internacional do Recife a partir das 14h. No entanto, uma coisa é, praticamente, certa: se Bivar desistir da sua candidatura a presidente, o União Brasil vai liberar os diretórios regionais para escolherem de que lado vão ficar na corrida presidencial.
Leia Também
• Bivar dá última palavra e crava Carlos Andrade Lima na chapa de Miguel Coelho
• Miguel Coelho visita a Fiepe e afirma que vai liderar recuperação econômica de Pernambuco
• Na CDL, Miguel Coelho reafirma combate a excesso de impostos
Isso porque, apesar dos rumores de um apoio oficial ao pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma parcela significativa de líderes da legenda é contra essa adesão. É o caso do governador e candidato a reeleição de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato ao Senado pelo Paraná.
No entanto, existe uma possibilidade do União Brasil estar junto com o PT nas eleições de São Paulo e apoiar o candidato Fernando Haddad ao Governo do Estado – inclusive com a indicação do seu vice. Inicialmente, o partido teria fechado apoio à candidatura do atual governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), mas negociava a indicação do candidato a vice-governador. Mas um sinal de que essa situação pode mudar é que o tucano realizou neste sábado a sua convenção e não anunciou quem será o seu candidato a vice.