Logo Folha de Pernambuco

Folha de Pernambuco recebe a visita do presidente do BNB, Paulo Câmara

Paulo Câmara abordou diversos temas. Entre eles, o investimento bilionário do banco em Pernambuco

Presidente do BNB, Paulo Câmara, em visita à Folha de Pernambuco - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, visitou a Folha de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (8).

Receberam o gestor do BNB o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; a diretora Administrativa da Folha, Mariana Costa; o diretor Executivo da Folha de Pernambuco, Paulo Pugliesi; o diretor Operacional, José Américo; a editora-chefe da redação, Leusa Santos; e a colunista Roberta Jungmann. Também recepcionaram o ex-governador os diretores do Grupo EQM Leonardo Monteiro, Joanna Costa, Domingos Azevedo, Eduardo Cunha, Paulo Júlio, além do assessor especial da Presidência do Grupo EQM, Joni Ramos, e do advogado Renato Rissato.

Durante a visita, Paulo Câmara abordou diversos temas. Entre eles, a busca por expansão e desburocratização de crédito para todos os estados do Nordeste e diferentes setores econômicos. O ex-governador também disse estar fazendo relações internacionais para adquirir novos investimentos.
 


"O horizonte é muito bom. Muita capilaridade. Atingimos dois mil municípios, envolvendo cerca de 300 agências. Todos os grandes empreendimentos eólicos e solares do Nordeste, o Banco do Nordeste está bancando, são pelo menos de R$ 200 a R$ 300 milhões de investimento em cada empreendimento. Cinquenta por cento da energia verde é financiada pelo banco", afirmou Câmara. 
 

Investimentos internacionais
O presidente do BNB também falou sobre as expectativas de expansão dos investimentos para o agronegócio e também disse estar realizando negociações com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como "Banco dos Brics".

Paulo CâmaraPaulo Câmara na Rádio Folha | Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

"A carteira do agro é boa. Temos muito o que fazer ainda, mas o setor aqui, do açúcar e do álcool, tem representantes bem trabalhados. Estou vendo uma expansão que é boa para o Nordeste. [...] Já conversamos com o Banco Interamericano, temos uma operação para eles fazerem conosco de 300 milhões de dólares. O governo federal também me autorizou a conversar com o Brics", informou Paulo Câmara.
 

Expansão de crédito para todo o Nordeste
Entre os desafios à frente do cargo, Paulo Câmara informou que fortalecer a imagem e aproximar o banco de quem precisa de investimentos são prioridades, assim como já acontece no estado do Ceará, onde fica a sede do BNB. "O banco é muito forte no Ceará. O desafio é fazer com que a presença e imagem que o banco tem lá aconteça nos outros estados", disse.

"Os programas de microcrédito já têm uma abrangência grande, mas eles podem chegar mais longe. A gente tem certeza que isso vai ser possível e que o banco vai cumprir uma ação fundamental que é, neste período pós-pandemia, as pessoas saberem que podem contar com o BNB para empreender, para gerar emprego e renda nas comunidades nordestinas", enfatizou Paulo Câmara.

O presidente do BNB também informou que há um desconhecimento por parte dos empreendedores sobre os setores que podem receber crédito, a exemplo das áreas de tecnologia, pesquisa, energia verde, entre outras:

"Tudo aquilo que o banco vê como oportunidade, ele tem como chegar, como apoiar e fazer. Não tem nenhuma área que o banco não possa atuar. Hoje, talvez o banco não atue em determinada área por falta de coordenação ou até mesmo por falta de demanda".

Na ocasião, o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, elogiou Câmara e falou sobre os novos desafios do gestor. 

“É um amigo que a gente tem, muito querido, muito estimado. Agora, com novas responsabilidades e desafios, que é presidir o Banco do Nordeste, uma instituição muito importante para o desenvolvimento regional.”

Durante a visita, Paulo Câmara também participou do Folha Política, programa da Rádio Folha 96,7 FM.

Confira a entrevista na íntegra:

Veja também

Investimento da APM em Suape é estímulo para cabotagem
Coluna Movimento Econômico

Investimento da APM em Suape é estímulo para cabotagem

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter